Trio defende honra lusa em sub-18 nos Europeus de Albufeira já no sábado

Snooker Trio defende honra lusa em sub-18 nos Europeus de Albufeira já no sábado

SNOOKER05.03.202023:04

O campeão nacional de snooker em título (2019), Tiago Teixeira (Free Ball, Porto), mas também Guilherme Lemos (Académica de Coimbra) e Miguel Ruivo (Cue Action, Lisboa) são os três primeiros atletas nacionais em ação nos Campeonatos Europeus de Snooker, sábado, dia 7 do corrente mês, no escalão sub-18 dos torneios que a European Billiards and Snooker Association (EBSA) e a Federação Portuguesa de Bilhar (FPB) levam a efeito, até dia 22, no Salgados Palace Hotel, em Albufeira (Algarve), e que irão ter seguimento nos torneios sub-21, 6 Vermelhas e no Campeonato Europeu Absoluto propriamente dito.

São 16 dias de snooker sem pausas de manhã à noite nas 16 mesas montadas no complexo hoteleiro da praia dos Salgados, e um total de 442 atletas, de 41 diferentes países do velho continente, inscritos no total das quatro provas.

A cerimónia de boas-vindas a todos está agendada para a manhã de sábado, dia 7 (10 horas), com o início dos jogos no evento – entrada livre a todos os interessados – programado para as 12 horas.

A pouco mais de 36 horas do início das hostilidades no pano verde, ainda se desconhecem grupos, sorteio, horas e mesas em que o primeiro trio nacional de amadores à procura de uma chance para brilharem entre os profissionais - convite da WPBSA e WST para jogar o main tour duas épocas, regra geral, com os profissionais, para o campeão europeu absoluto, chance de disputar algumas provas para os campeões das outras três provas é a bitola habitual – irá entrar em ação: apenas que o torneio sub-18 tem 74 atletas inscritos (de 27 países) e irá decorrer entre dia 7 e dia 10.

No dia 10, terça-feira, terá também início a competição sub-21, com cerimónia de boas-vindas agendada para as 9.30 horas e jogos a partir das 10 horas, com um outro trio nacional entre os 98 atletas (de 32 países) em competição no escalão: novamente Tiago Teixeira, ainda o individual Rui Fonte e João Gonçalves (Cue Action) vão defender a honra lusitana na prova europeia do escalão, que decorre até dia 14 do corrente mês.

Com jogos de manhã à noite (sessões das 10 horas até ás 22 horas para se iniciarem jogos, nas 16 mesas), segue-se em Albufeira o Campeonato Europeu de Seis Vermelhas, com 122 atletas inscritos, de 35 países, e outro trio nacional em prova: ainda e sempre Tiago Teixeira, agora com João Roque (SC Braga) e Tiago Silva (Boavista), em prova na prova continenral desta variante do snooker, que se jogará de 13 a 16 do corrente mês.

O Campeonato Europeu Absoluto, que conta com 148 atletas inscritos (de 41 diferentes países) – entre eles, ex-profissionais de renome à procura do regresso ao main tour, como os ingleses Rory McLeod e Sanderson Lam, mas ainda e também Andrew Pagett ou o finlandês Robin Hull – terá a cerimónia oficial de abertura na noite de dia 16 (20 horas), com os jogos a começarem na manhã de dia 17 (10 horas) até à conclusão da final e da cerimónia de encerramento, no dia 22 (18 horas).

Portugal conta com um contingente de 11 atletas para o Europeu Absoluto: Tiago Teixeira (Free Ball), João Roque (SC Braga), Tiago Silva (Boavista), Ricardo Salgado (Académica), Diogo Badalo (Académica), Nuno Miguel Santos (Os Celtas), Alexandre Almeida (), João Grilo (Sporting), Fernando Cardoso (Casa do Benfica de Penacova), João Esteves da Silva (Académica) e Luís Miguel Alves (Free Ball).

As primeiras fases das provas são compostas por grupos, com os dois ou três primeiros de cada agrupamento a apurar-se para a fase a eliminar, em jogos à melhor, no início dos torneios, ou de cinco parciais (até um chegar aos três, 3-0 a possíveis 3-2) ou de sete (até um vencer quatro, de 4-0 a possíveis 4-3).

A festa dos amadores e ex-profissionais que querem voltar ao ‘main tour’ e jogar ao lado de Judd Trump, Neil Robertson, Mark Selby, Ronnie O’Sullivan, John Higgins e os outros ases do taco vai começar, mas para já nem grupos nem sorteio para se conhecer os adversários dos portugueses. Mas depois do Lisbon Open, em dezembro de 2014, o snooker volta a ter grande evento em Portugal. A festa dos milhões de fãs da variante mais mediática do bilhar a nível global vai começar.