Snooker Três portugueses em ação no Europeu dos Salgados ao início da tarde
O campeão nacional, Tiago Teixeira (Free Ball), Guilherme Lemos (Académica de Coimbra) e Miguel Ruivo (Cue Action) estreiam-se na tarde deste sábado, a partir das 13.30 horas, na prova de sub-18 dos Campeonatos Europeus de Snooker, prova organizada pela European Billiards and Snooker Association (EBSA) e Federação Portuguesa de Bilhar (FPB), que este sábado se inicia e vai decorrer até 22 do corrente mês no Salgados Palace, em Albufeira, com as competições de sub-21, 6 Vermelhas e Absolutos a sucederem-se ao primeiro dos quatro eventos do torneio, com entrada gratuita e já forte adesão de público no início: os primeiros jogos iniciaram-se às 12 horas.
Com 70 dos 74 inscritos na prova sub-18 a comparecerem, o sorteio e calendário dos primeiros dias dos atletas nacionais foi divulgado. Com 14 grupos de cinco atletas em compita nas 16 mesas montadas no Palácio dos Congressos do Algarve, passam à fase a eliminar os três primeiros de cada grupo, num total de 42, com o saldo entre parciais (‘frames’) ganhos e perdidos a ser critério de desempate, após os quatro jogos à melhor de cinco, até um jogador vencer três (de 3-0 a possíveis 3-2).
Tiago Teixeira ficou no Grupo N e defronta neste dia, a partir das 13.30 horas, o inglês Sean Maddocks (Mesa 10), na sua estreia na prova. No mesmo horário, Guilherme Lemos, que ficou colocado no Grupo L, medirá forças com o norte-irlandês Robbie McGuigan (Mesa 6), e Miguel Ruivo, colocado no Grupo M, joga com o irlandês Noel Gleesom (Mesa 7).
O trio nacional nos sub-18 efetua dois jogos neste dia e outros dois no domingo, dia 8 do corrente mês. Tiago Teixeira volta ao pano verde em competição este sábado às 16.30 horas (Mesa 11), diante do suíço Luis Vetter, enquanto à mesma hora Guilherme Lemos defrontará o alemão Fabian Haken (Mesa 7) e Miguel Ruivo terá como segundo adversário do dia o belga Thijs Pauwels, um ponto antes (15 horas, Mesa 5)
No domingo, dia 8 do corrente mês, logo às 10 horas Tiago Teixeira irá medir forças com o ucraniano Roman Blakyta (Mesa 12), Guilherme Lemos com o russo Kirill Zgizduk (Mesa 8) e Miguel Ruivo com o sueco Nils Ritenius Manjer (Mesa 10).
A fechar a fase de grupos do Europeu sub-18, ainda no domingo, Tiago Teixeira terá pela frente o galês Zac Cosker (16 horas, Mesa 8), Miguel Ruivo defronta o escocês Liam Graham (Mesa 11) à mesma hora e Guilherme Lemos tem como adversário o galês Zac Cosker, ainda em horário idêntico.
Na manhã deste sábado teve lugar a cerimónia de boas-vindas aos jogadores, com o presidente da EBSA, Maxime Cassis, a oficializar o cumprimento de punho fechado, à Ronnie O’Sullivan – e não o normal aperto de mão – como nova forma institucional de cumprimento de árbitros e competidores nos Europeus, por precaução para com o covid-19, e a confirmação do gaulês de que os atletas italianos desistiram «para não trazer problemas a todos os outros».
A prova vai avante e Ricardo Salgado confirmou a A BOLA que há uma sala preparada para qualquer eventualidade. A Direção Geral de Saúde recomenda cuidados especiais para eventos com mais de mil espetadores, o que, nos Salgados Palace, não será o caso. Todos terão gel e desinfetante à disposição para precaver do surto que abala o planeta.