Snooker Três derrotas para Portugal no início dos Europeus de sub-21
Os estreantes Rui Fonte e João Gonçalves, mas também o campeão nacional (2019), Tiago Teixeira, averbaram três desaires noutros tantos encontros cumpridos na tarde desta terça-feira, primeiro dia da prova de sub-21 dos ESC Online Campeonatos Europeus de Snooker, que decorrem em Albufeira desde dia 7 até dia 22 do corrente mês, quando ainda faltam cumprir dois encontros dos atletas nacionais neste primeiro dia do torneio.
No Grupo M, Tiago Teixeira foi vencido por Arturs Kengis (Letónia) por 0-3 na sua estreia na segunda das quatro provas em curso no Salgados Palace. A partir das 18 horas, defronta neste dia ainda o belga Kobe Vanoppen (mesa 2).
No Grupo L, a estreia de Rui Fonte em Albufeira também não foi a contento: 1-3 ante o finlandês Eelis Lappalainen, numa prova com 93 inscritos nos sub-18 e em que só os três primeiros dos 19 grupos (17 deles com cinco jogadores, dois com quatro jogadores) passam à fase seguinte, com apenas 57, já de eliminação direta.
No Grupo T, João Gonçalves também se estreou nas 16 mesas de Albufeira com inapelável desaire (0-3) frente ao ucraniano Anton Kazakov. Além de Tiago Teixeira, também Guilherme Lemos vai ainda cumprir um jogo na sessão das 18 horas, diante do bielorrusso Kirill Margolin (mesa 12), sempre à melhor de cinco ‘frames’, até um vencer três (de 3-0 a possível 3-2).
Com os 93 em prova em sub-21 já em competição, Albufeira coroará na noite desta terça-feira o primeiro de quatro campeões europeus, mas ainda no escalão sub-18. Depois de Sean Maddocs ter suplantado o seu compatriota inglês Connor Benzey por 4-1 e de o campeão de 2019, o irlandês Aaron Hill, ter superado o belga Ben Mertens por 4-0 durante a manhã e início da tarde, o primeiro título do velho continente outorgado em solo lusitano acontece com a final, a partir das 19 horas, entre ‘Mad Maddocks’ e o temível Hill.
Quarta-feira, dia 11 do corrente mês, será um dia mais preenchido para os atletas nacionais, com dois deles, Guilherme Lemos e Rui Fonte, a cumprirem dois jogos, enquanto Tiago Teixeira e João Gonçalves realizam um, ficando, depois, todos com um jogo para realizar na fase de grupos ainda na quinta-feira, dia 12 do corrente mês.
CALENDÁRIO DOS 4 DE PORTUGAL/SUB-21
Rui Fonte-Eelis Lappalainen (Fin), 1-3
Tiago Teixeira-Arturs Kengis (Let), 0-3
João Gonçalves-Anton Kazakov (Ucr), 0-3
Guilherme Lemos-Kirill Margolin (Bie) Mesa 12 (18 horas)
Tiago Teixeira-Kobe Vanoppen (Bel) Mesa 2 (18 horas)
Quarta-feira, dia 11:
João Gonçalves-Patrick Tiihonen (Fin) Mesa 5 (10 horas)
Rui Fonte-Yoritt Hoes (Bel) Mesa 11 (12 horas)
Tiago Teixeira-Albina Leschuk (Bie) Mesa 13 (12 horas)
Guilherme Lemos-Neil Vincent (Fra) Mesa 4 (14 horas)
João Gonçalves-Ryan McGuirk (Irl) Mesa 9 (14 horas)
Rui Fonte-Fergal Quinn (Irl) Mesa 15 (16 horas)
Guilherme Lemos-Roman Blakyta (Rom) Mesa 9 (18 horas)
Quinta-feira, dia 12:
Tiago Teixeira-Alfie Davies (Gal) Mesa 5 (10 horas)
João Gonçalves-Jose Maria Cortes (Esp) Mesa 2 (10 horas)
Rui Fonte-Artem Surzhykov (Ucr) Mesa 10 (12 horas)
Guilherme Lemos-Rhys Morgans (Gal) Mesa 10 (12 horas)