Tour: Victor Campenaerts vence a 18.ª etapa
Victor Campenaerts foi o grande vencedor da 18.ª etapa da Volta a França, realizada esta quinta-feira. Com 4:10.20 horas, o belga foi mais rápido no último sprint e deixou para trás Mattéo Vercher e Michał Kwiatkowski, que completaram o pódio em segundo e terceiro lugar, respetivamente.
A jornada desta quinta-feira, cujo percurso se realizou entre Gap e Barcelonnette (179,5 quilómetros), não contou com qualquer sobressalto para o camisola amarela Tadej Pogacar, que continua na liderança do ranking geral, seguido por Vingegaard e Evenepoel.
Campenaerts is the VICTOR 👑
— Eurosport (@eurosport) July 18, 2024
Victor Campenaerts claims the victory on Stage 18 of the Tour de France outsprinting the remains of the breakaway 🙌#letourdefrance #tdf2024 #cycling pic.twitter.com/MiOOj4OxFN
A etapa acabou por ser decidida no final da última ascensão o Côte des Demoiselles Coiffées (3,6 km a 5,4%). Michal Kwiatkowski (INEOS Grenadiers) Victor Campenaerts (Lotto Dstny) Mattéo Vercher (TotalEnergies) aceleraram e abriram uma diferença para um segundo grupo que também se afastou do grande grupo da fuga. Nesse grupo estavam Bart Lemmen (Visma-Lease a Bike), Jai Hindley (Red Bull BORA-hansgrohe), Oier Lazkano (Movistar), Toms Skujins (Lidl-Trek) e Krists Neilands (Israel-Premier Tech), que não conseguiam baixar a diferença de cerca de 40 segundos em relação ao trio líder.
Os últimos quilômetros acabaram por ser uma luta a três. Nos momentos finais, Vercher tentou um ataque decisivo no último quilómetro, Kwiatkowski não foi na cantiga e rapidamente reduziu a diferença, mas nenhum dos dois foi capaz de fazer frente à pressão de Campenaerts, que surgiu por trás com um ritmo e uma velocidade impressionantes, cruzando a linha da meta com larga margem.
Mice, meet Cat. 🇧🇪@VCampenaerts takes the win after a tough battle of cat and mouse between the trio. Relive the final KM here ⤵️
— Tour de France™ (@LeTour) July 18, 2024
🇧🇪@VCampenaerts remporte l'étape après une rude bataille du chat et de la souris entre le trio. Revivez la finale KM ici ⤵️#TDF2024 pic.twitter.com/8n99Xo1AFA
Aos 32 anos, o belga Campenaerts estreou-se a vencer o Tour, impondo-se aos rivais que o acompanhavam e que fugiram da tirada, cortando a meta com as mesmas 04:10.20 horas do vencedor. O belga não conteve a emoção no final da etapa e, em lágrimas, celebrou com a namorada e com o filho recém-nascido.
«Depois dos Clássicos, passei por momentos muito difíceis. Tive um acordo verbal com a equipa para renovar o meu contrato e fui ignorado por muito tempo. A minha namorada deu à luz ao meu filho quando estávamos no estágio de de altitude , no final da subida», afirmou Campenaerts, bastante emocionado, no final da etapa.
🥹🥹🥹#TDF2024 l @VCampenaerts pic.twitter.com/2jffI3C1kD
— Tour de France™ (@LeTour) July 18, 2024
O belga ainda afirmou que «ganhar uma etapa do Tour de França é o sonho de todos». Apesar dos momentos difíceis, Campenaerts confessa que «mudou o seu pensamento»: «Tenho um futuro brilhante no ciclismo. Tornei-me pai e agora é só céu azul. Vim para este Tour com uma equipa super motivada e isto é apenas o culminar da atmosfera da equipa. Esta noite vamos celebrar».
"Winning a stage in the Tour de France is everybody's dream"
— NBC Sports Cycling (@NBCSCycling) July 18, 2024
An emotional Victor Campenaerts after his first Tour de France stage win. 🥹 #TDF2024 pic.twitter.com/AHmU7fdGKU
A grande festa de Campenaerts não fez qualquer mossa no atual camisola amarela Tadej Pogacar, que cruzou a linha da meta com 13:40 minutos de atraso em relação ao belga, mas mantém-se na liderança do quadro geral do Tour de França. O esloveno terninou a etapa no 44.º, atrás do companheiro de equipa português João Almeida (4.º no geral), que terminou em 43.º.
A distância de 3:11 minutos de Pogacar em relação ao segundo classificado do Tour, Vingegaard mantém-se, com o dinamarquês a terminar a etapa no 40.º posto. Em relação aos restantes portugueses em prova, Rui Costa terminou a etapa no 75.º posto (56.º no geral), enquanto que Nelson Oliveira ocupou o 82.º lugar (51.º no geral)
💛 The Yellow Jersey group arrives 13'40" after the stage winner.
— Tour de France™ (@LeTour) July 18, 2024
💛 Le groupe Maillot Jaune arrive 13'40" après la tête de course. #TDF2024 pic.twitter.com/M8Mjc9r1rY