Tour: Victor Campenaerts vence a 18.ª etapa
Ciclista Belga foi mais rápido no 'sprint' que deixou Mattéo Vercher e Michał Kwiatkowski para trás
Victor Campenaerts foi o grande vencedor da 18.ª etapa da Volta a França, realizada esta quinta-feira. Com 4:10.20 horas, o belga foi mais rápido no último sprint e deixou para trás Mattéo Vercher e Michał Kwiatkowski, que completaram o pódio em segundo e terceiro lugar, respetivamente.
A jornada desta quinta-feira, cujo percurso se realizou entre Gap e Barcelonnette (179,5 quilómetros), não contou com qualquer sobressalto para o camisola amarela Tadej Pogacar, que continua na liderança do ranking geral, seguido por Vingegaard e Evenepoel.
A etapa acabou por ser decidida no final da última ascensão o Côte des Demoiselles Coiffées (3,6 km a 5,4%). Michal Kwiatkowski (INEOS Grenadiers) Victor Campenaerts (Lotto Dstny) Mattéo Vercher (TotalEnergies) aceleraram e abriram uma diferença para um segundo grupo que também se afastou do grande grupo da fuga. Nesse grupo estavam Bart Lemmen (Visma-Lease a Bike), Jai Hindley (Red Bull BORA-hansgrohe), Oier Lazkano (Movistar), Toms Skujins (Lidl-Trek) e Krists Neilands (Israel-Premier Tech), que não conseguiam baixar a diferença de cerca de 40 segundos em relação ao trio líder.
Os últimos quilômetros acabaram por ser uma luta a três. Nos momentos finais, Vercher tentou um ataque decisivo no último quilómetro, Kwiatkowski não foi na cantiga e rapidamente reduziu a diferença, mas nenhum dos dois foi capaz de fazer frente à pressão de Campenaerts, que surgiu por trás com um ritmo e uma velocidade impressionantes, cruzando a linha da meta com larga margem.
Aos 32 anos, o belga Campenaerts estreou-se a vencer o Tour, impondo-se aos rivais que o acompanhavam e que fugiram da tirada, cortando a meta com as mesmas 04:10.20 horas do vencedor. O belga não conteve a emoção no final da etapa e, em lágrimas, celebrou com a namorada e com o filho recém-nascido.
«Depois dos Clássicos, passei por momentos muito difíceis. Tive um acordo verbal com a equipa para renovar o meu contrato e fui ignorado por muito tempo. A minha namorada deu à luz ao meu filho quando estávamos no estágio de de altitude , no final da subida», afirmou Campenaerts, bastante emocionado, no final da etapa.
O belga ainda afirmou que «ganhar uma etapa do Tour de França é o sonho de todos». Apesar dos momentos difíceis, Campenaerts confessa que «mudou o seu pensamento»: «Tenho um futuro brilhante no ciclismo. Tornei-me pai e agora é só céu azul. Vim para este Tour com uma equipa super motivada e isto é apenas o culminar da atmosfera da equipa. Esta noite vamos celebrar».
Classificação da 18.ª etapa
1. Victor Campenaerts, Bel (Lotto Dstny), 04:10.20 horas.
(média: 43,023 km/h).
2. Mattéo Vercher, Fra (TotalEnergies), m.t.
3. Michal Kwiatkowski, Pol (INEOS), m.t.
4. Toms Skujins, Let (Lidl-Trek), a 22 segundos.
5. Oier Lazkano, Esp (Movistar), m.t.
6. Bart Lemmen, Hol (Visma-Lease a Bike), m.t.
7. Krists Neilands, Let (Israel-Premier Tech), m.t.
8. Jai Hindley, Aus (Red Bull-BORA-hansgrohe), m.t.
9. Wout van Aert, Bel (Visma-Lease a Bike), a 37.
10. Michael Matthews, Aus (Jayco-AlUla), m.t.
(…)
40. Jonas Vingegaard, Din (Visma-Lease a Bike), a 13.40 minutos.
43. João Almeida, POR (UAE Emirates), m.t.
44. Tadej Pogacar, Slo (UAE Emirates), m.t.
45. Remco Evenepoel, Bel (Soudal Quick-Step), m.t.
47. Carlos Rodríguez, Esp (INEOS), m.t.
48. Mikel Landa, Esp (Soudal Quick-Step), m.t.
55. Giulio Ciccone, Ita (Lidl-Trek), m.t.
57. Adam Yates, GB (UAE Emirates), m.t.
59. Derek Gee, Can (Israel-Premier Tech), m.t.
60. Santiago Buitrago, Col (Astana), m.t.
75. Rui Costa, POR (EF Education-EasyPost), m.t.
82. Nelson Oliveira, POR (Movistar), m.t.
A grande festa de Campenaerts não fez qualquer mossa no atual camisola amarela Tadej Pogacar, que cruzou a linha da meta com 13:40 minutos de atraso em relação ao belga, mas mantém-se na liderança do quadro geral do Tour de França. O esloveno terninou a etapa no 44.º, atrás do companheiro de equipa português João Almeida (4.º no geral), que terminou em 43.º.
A distância de 3:11 minutos de Pogacar em relação ao segundo classificado do Tour, Vingegaard mantém-se, com o dinamarquês a terminar a etapa no 40.º posto. Em relação aos restantes portugueses em prova, Rui Costa terminou a etapa no 75.º posto (56.º no geral), enquanto que Nelson Oliveira ocupou o 82.º lugar (51.º no geral)
Classificação geral após a 18.ª etapa
1. Tadej Pogacar, Slo (UAE Emirates), 74:45.27 horas.
2. Jonas Vingegaard, Din (Visma-Lease a Bike), a 03.11 minutos.
3. Remco Evenepoel, Bel (Soudal Quick-Step), a 05.09.
4. João Almeida, POR (UAE Emirates), a 12.57.
5. Mikel Landa, Esp (Soudal Quick-Step), a 13.24.
6. Carlos Rodríguez, Esp (INEOS), a 13.30.
7. Adam Yates, GB (UAE Emirates), a 15.41.
8. Giulio Ciccone, Ita (Lidl-Trek), a 17.51.
9. Derek Gee, Can (Israel-Premier Tech), a 18.15.
10. Santiago Buitrago, Col (Astana), a 18.35.
(…)
51. Nelson Oliveira, POR (Movistar), a 02:27.20 horas.
56. Rui Costa, POR (EF Education-EasyPost), a 02:37.32.