Tour: Pogacar quer foguetes e 'brownies' na última semana e já sonha com Nice
O esloveno Pogacar é o líder da UAE Emirates e conta com a companhia do português João Almeida

Tour: Pogacar quer foguetes e 'brownies' na última semana e já sonha com Nice

CICLISMO15.07.202418:50

Esloveno confiante para o que falta do Tour, mostra-se feliz por não ter de comer esparguete ao pequeno almoço e até confessou que deu uma 'facada na dieta'

Tadej Pogacar (UAE Emirates) é a imagem da confiança antes do arranque da última semana do Tour que volta à estrada amanhã com a 16.ª etapa. «Temos de estar confiantes de que podemos ir ao nosso ritmo. Temos uma equipa muito boa. Vingegaard disse que não vai desistir e acho que está correto. Vai ser uma última semana muito dura e tenho a certeza que vamos ver fogo de artifício», disse o camisola amarela.

Os 3, 09 minutos que o esloveno tem de vantagem dão-lhe a segurança do discurso, depois de duas vitórias seguidas na alta montanha, no sábado e no domingo, numa corrida em que já leva três triunfos em etapa. «Vamos fazer a nossa corrida e dar tudo para defender o nosso lugar», justificou o vencedor do Tour em 2020 e 2021.

Para a última semana, Pogi diz, não tem medo de nada, só antecipação por desfrutar, ainda que seja «muito dura» e prometa dificuldades, até pela ‘cronoescalada’ final, em Nice. «Não quero ficar doente porque há covid-19 no pelotão. Nas subidas, é duro evitar isso, entre o pelotão, mas vou fazer figas para que me mantenha fresco», referiu.

E, nestas alturas, todos os detalhes contam e o esloveno, 25 anos, diz que agora é tudo perfeito, lembrando que, no início da carreira, comia esparguete de manhã, e agora «há um pequeno-almoço mais normal, com a comida pensada e pesada para cada etapa, assim como o ‘timing’, o que já faz toda a diferença».

Sem a massa para empanturrar, o dia de folga foi um sonho. «Foi muito bom. Demos uma volta em grupo, parámos numa padaria e, não digam ao meu nutricionista, comi um dos melhores ‘brownies’ da minha vida».