Tour: Philipsen vence 16.ª etapa do Tour
Chegada ao sprint com o belga a somar a terceira vitória na edição de 2024 e João Almeida segura 4.º lugar da Geral
em atualização
O ciclista belga Jasper Philipsen (Alpecin-Deceuninck) somou hoje a terceira vitória na 111.ª Volta a França, ao ganhar ao sprint a 16.ª etapa, marcada pela queda do camisola verde Biniam Girmay (Intermarché-Wanty) com a meta à vista.
O belga festejou a nona vitória da carreira no Tour, no final dos 188,6 quilómetros entre Gruissan e Nîmes, e relançou-se na luta pela camisola verde, depois do eritreu Girmay ter caído à entrada do derradeiro quilómetro. O alemão Phil Bauhaus (Bahrain Victorious) e o norueguês Alexander Kristoff (Uno-X) foram, respetivamente segundo e terceiro na meta, com o mesmo tempo do vencedor.
Philipsen estava naturalmente satifeito por ter reentrado na luta pela camisola verde, mas não quer tirar proveito da queda do eritreu Girmay a 1,5 kms da meta. «Tudo é possível nesta luta, mas é muito difícil. Girmay sobe muito bem. Só espero que ele esteja bem depois da queda porque ele não merece perder a camisola desta maneira. Vou tentar, mas há etapas muito difíceis a chegarem», considerou o belga.
Na geral, o esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) manteve as diferenças para os perseguidores e vai iniciar, na quarta-feira, os 177,8 quilómetros entre Saint-Paul-Trois-Châteaux e Superdévoluy, com 03.09 minutos de vantagem para o dinamarquês Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike) e 05.19 sobre o belga Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step), que é terceiro à frente do português João Almeida (UAE Emirates).