Tocha Olímpica nas mãos de Thierry Henry e Rosa Mota
Atual treinador das seleções de sub-21 e 23 de França e antiga maratonista portuguesa entre as figuras que transportarão símbolo em Paris
A chegada da tocha olímpica a Paris está cada vez mais próxima. Após primeira passagem, durante a manhã, no próximo domingo, nos Champs-Élysées, o transporte começará ao início da tarde e será Thierry Henry o primeiro a pegar no icónico símbolo.
O campeão mundial de 1998 passará a tocha para a judoca Romane Dicko, que conquistou prata em Tóquio, numa sequência que durará toda a tarde nas ruas da capital francesa.
Na segunda-feira, os últimos portadores da tocha serão pessoas inspiradoras do mundo do desporto, sendo de destacar a presença da portuguesa Rosa Mota, campeã olímpica da maratona em Seul 1988 e bronze em Los Angeles 1984, fazendo a travessia da ponte de Bir-Hakeimis, por volta das 12.37 horas.
Antes de chegar a Paris, a tocha olímpica passou por mais de 400 cidades, com o início do percurso a ter sido feito da basílica de Notre-Dame-de-la-Garde, em Marselha, no passado dia 9 de maio.
Recorde-se que os Jogos Olímpicos de Paris começam dia 26 deste mês e terminam a 11 de agosto.