Tiro com arco: Coreia do Sul conquista 10.º ouro consecutivo em equipas femininas
Equipa feminina sul-coreana não perde a medalha principal na prova desde que a categoria de equipas foi inserida em Seul 1988
Pode dizer-se que há duas certezas na vida: a morte e a Coreia do Sul vencer no tiro com arco feminino. Tem sido assim desde Seul 1988 e não foi exceção em Paris 2024. Este domingo, a equipa sul-coreana alcançou a impressionante marca das 10 medalhas de ouro consecutivas na prova.
Contudo, desengane-se quem pensa que foi uma conquista fácil. Numa partida de roer as unhas, as três atletas sul-coreanas venceram a China por 5-4.
Depois de vencer os dois primeiros sets da partida, as sul-coreanas começaram a ter dificuldades e permitiram que as chinesas empatassem nos dois seguintes. Lim Sihyeon, uma das sul-coreanas, reconheceu que a série ininterrupta do seu país no evento estava a enfrentar uma concorrência mais forte, por isso, não escondeu a felicidade no final da partida: «Estou muito feliz por manter este lugar na história do tiro com arco coreano. Apesar de outros países terem progredido, vamos tentar manter o nosso lugar.»
Desde que foi introduzida a categoria de equipas femininas de tiro com arco nos Jogos Olímpicos de Seul 1988, mais nenhum país, além da Coreia do Sul, conseguiu meter as mãos no ouro. A finalista vencida China teve de se contentar com a prata, enquanto o México ficou com o bronze.