Snooker Tiago Teixeira e Guilherme Lemos obrigados a vencer por 3-0 no Europeu sub-21
Fim das ilusões na prova de sub-21 para João Gonçalves (Grupo T) e Rui Fonte (Grupo L) nos ESC Online Campeonatos Europeus de sub-21, a decorrerem em Albufeira, após um dia em que dos sete jogos do quarteto português à mesa, Tiago Teixeira (Grupo M) e Guilherme Lemos (Grupo R) anotaram cada uma uma vitória e têm em aberto o apuramento em aberto para o último jogo da fase de grupos quinta-feira, dia 12 do corrente mês.
Duro choque com a realidade os cinco desaires em sete jogos. O porta-estandarte de Portugal é o campeão nacional (2019), Tiago Teixeira, que após os desaires de terça-feira (0-3) ante o letão Arturs Kengis e o belga Kobe Vanoppen (0-3), anotou esta quarta-feira um triunfo diante da bielorrussa Albina Leschuk – de 15 anos, uma das duas representantes femininas na prova -, por 3-1, com ‘break’ de 56 pontos no terceiro ‘frame’ (a igualar o seu melhor na prova de sub-18) e enorme dose de felicidade a embolsar a amarela final do quarto parcial (um ‘chouriço’).
Tiago Teixeira quer chegar aos melhores 57 de entre os 92 que iniciaram a prova: para tanto, terá de ficar nos três primeiros do Grupo M (cinco jogadores) e vencer quinta-feira, dia 12 do corrente mês, o galês Alfie Davies (10 horas). Mas 3-1 ou 3-2 não chega: terá de ser mesmo por 3-0.
«É jogo a jogo. A ver se sou mais feliz do que no torneio sub-18. Quero muito ganhar. É experiência enriquecedora», afirmou-nos o campeão nacional.
No Grupo L, Rui Fonte, após o 1-3 de terça-feira ante o finlandês Eelis Lappalainen, também entrou mal neste dia mas voltou a conseguir um ‘frame’ para Portugal ante o belga Yorrit Hoes (1-3).
À tarde, a eliminação prematura de Rui Fonte da prova ficou selada pelo desaire frente ao norte-irlandês Fergal Quinn (0-3), pelo que o encontro de quinta-feira, com o ucraniano Artem Surzhykov (12 horas) serve para ganhar experiência e mero cumprir do calendário. «Dei o melhor mas quero ver se consigo mais à despedida», disse Rui Fonte.
Quem também está fora da competição é João Gonçalves, no Grupo T. Depois do 0-3 ante o ucraniano Anton Kazakov, o português não conseguiu melhor esta quarta-feira ante o finlandês Patrick Tiihonen (0-3) e teve no ‘frame’ conquistado no segundo jogo do dia, ante o irlandês Ryan McGuirk (1-3, ganhou o terceiro parcial numa ‘respotted black’), terminando o grupo e a sua participação nestes Europeus quinta-feira ante o romeno Tudor Popescu (10 horas).
«Foi uma boa experiência. As mesas e o pano são rapidissimas, tipo Fórmula 1. É outro nível. Gostei e tudo farei para tentar dignificar Portugal», disse-nos João Gonçalves.
O dia de Portugal à mesa terminou já noite alta mas com boas notícias de Guilherme Lemos no Grupo R. Após o desaire da véspera ante o bielorrusso Kirill Margolin (0-3), o conimbricense começou por não ter argumentos para o francês Neil Vincent (0-3) mas conseguiu vencer o jovem (12 anos) ucraniano Roman Blakyta, por 3-0.
Lemos joga o apuramento frente ao galês Rhys Morgans, quinta-feira (12 horas) e, como Tiago Teixeira, está obrigado a vencer por 3-0 (3-1 ou 3-2 não servem) para chegar à fase a eliminar. Fasquia elevada após um dia em que dois dos atletas nacionais chegam ao último dia da fase de apuramento dos sub-18 ainda a sonhar.
CALENDÁRIO DOS 4 DE PORTUGAL/SUB-21
Resultados desta quarta-feira:
João Gonçalves-Patrick Tiihonen (Fin), 0-3
Rui Fonte-Yoritt Hoes (Bel), 1-3
Tiago Teixeira-Albina Leschuk (Bie), 3-1
Guilherme Lemos-Neil Vincent (Fra), 0-3
João Gonçalves-Ryan McGuirk (Irl), 1-3
Rui Fonte-Fergal Quinn (Irl), 0-3
Guilherme Lemos-Roman Blakyta (Rom), 3-0
Quinta-feira, dia 12:
Tiago Teixeira-Alfie Davies (Gal) Mesa 5 (10 horas)
João Gonçalves-Tudor Popescu (Rom) Mesa 2 (10 horas)
Rui Fonte-Artem Surzhykov (Ucr) Mesa 10 (12 horas)
Guilherme Lemos-Rhys Morgans (Gal) Mesa 10 (12 horas)