Teresa Bonvalot despede-se de Peniche

Surf Teresa Bonvalot despede-se de Peniche

SURF13.03.202309:19

Teresa Bonvalot terminou na 9.ª posição o Meo Rip Curl Pro Portugal, 3.ª etapa do circuito de elite da Liga Mundial de Surf (WSL), a decorrer em Peniche.

A surfista portuguesa, 23 anos, foi afastada na ronda 16, bateria 2, por Tatiana Weston-Webb, vencedora da etapa portuguesa no ano passado.

Primeira suplente no Championship Tour, em substituição da francesa Johanne Defay (lesionada), obteve 9,60 pontos nas duas melhores ondas (4,50+5,10) em 20 possíveis, contra 11,7 da atleta brasileira.

«Tentei até ao fim, lutei até ao fim e acreditei até ao fim, e isso é das coisas mais importantes. Foi uma despedida, mas estou contente com a minha performance em absorver toda esta experiência», disse aos jornalistas. «Queria mais. Queria ganhar e ir até ao fim e apanhar ondas melhores nos próximos dias, mas não foi o caso», lamentou.

Em Peniche, Bonvalot chegou aos oitavos de final de uma prova do Circuito Mundial e repetiu o resultado obtido na etapa do CT em 2017, ano em que a prova feminina decorreu no Guincho, em Cascais, tendo entrado após receber wildcard da organização.  

Hoje, afirma, é outra surfista. «Não sou de todo a Teresa de 17, 18 anos, tenho mais experiência, mais aprendizagem e já sofri muito mais do que na altura e é esse o meu objetivo, tornar-me uma atleta melhor, uma atleta mais consistente», sublinhou.

A competir entre a elite a beneficiar de estatuto de primeiro suplente, olha para o horizonte do calendário e avisa «não saber quando a Johanne há de voltar, mas estou bem com o que acontecer e preparada e preparar a minha época no Challenger Series».  Em relação provas, frisou: «Não sei como é que vão ser os meus próximos tempos.»