Terceiro ato do espectáculo Pogacar na Volta à Catalunha
Esloveno da UAE Emirates reforça liderança da corrida espanhol com terceiro triunfo em seis etapas. João Almeida foi 7.º no dia e subiu uma posição para a 9.ª da geral
Terceiro ato do espetáculo Tadej Pogacar na sexta etapa da Volta à Catalunha. Como era previsível, esloveno da UAE Emirates venceu, neste sábado, a etapa rainha da 103.ª edição da corrida espanhola, agora com um ataque a 30 quilómetros da meta, na penúltima subida categorizada do percurso.
Tal como aconteceu no início da semana nas chegadas a Vallter e ao Port Ainé, não houve rivais que resistissem ao ritmo do cada vez mais líder da classificação geral.
Pogacar, que é o primeiro corredor a vencer três etapas na mesma edição da Volta à Catalunha desde Alejandro Valverde em 2017, concluiu a etapa em Queralto, contagem de montanha de 1.ª categoria, com 57 segundos de vantagem sobre o duo Egan Bernal (INEOS Grenadiers) e Mikel Landa (Soudal Quick-Step).
João Almeida (UAE Emirates) terminou na 7.ª posição, a 2.18 minutos do seu companheiro de equipa e subiu uma posição na classificação geral, para a 9.ª, em igualdade com o 8.º, o italiano Antonio Tiberi (Bahrain Victorious), ambos a 6.23 minutos de Pogacar.
Os dois corredores que mais se aproximaram do estratosférico esloveno nesta etapa, Mikel Landa consolidou a segunda posição da geral, a 3.31 minutos do líder da classificação, e Egan Bernal, que fez uma boa operação no dia, subindo do 9.º lugar ao derradeiro degrau do pódio na geral (a 5.53 m), em véspera do último dia da competição, a etapa que culmina no tradicional circuito de Barcelona (Montjuic).