1 abril 2024, 12:43
Paris-2024: Telma Monteiro perde vaga direta, mas ainda pode qualificar-se
Sem competir há cerca de seis meses, a portuguesa saiu dos lugares de apuramento direto do 'ranking' olímpico.
Judoca do Benfica entre os 16 escolhidos para o campeonato em Zagreb, no final do mês. Na próxima semana participa, com a equipa feminina, num estágio em Berlim. Operada ao joelho há cinco meses, que chegar aos sextos Jogos Olímpicos na carreira
Dentro de três semanas ainda terá, certamente, de sentir como se encontra e se é mesmo o momento certo para tornar a competir ao mais alto nível mas, após cerca de cinco meses de ausência, Telma Monteiro está de volta!
Afastada desde novembro, quando sofreu uma rotura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo durante o Europeu de Montpellier, frente à russa Daria Korbonmamadova, lesão que obrigou a intervenção cirúrgica, a olímpica do Benfica, de 38 anos, faz parte da convocatória da Seleção de 16 judocas para o Campeonato da Europa de Zagreb, entre 25 e 28 de abril, assim como da equipa feminina que, na próxima semana, irá ao estágio internacional em Berlim (8 a 12 de abril), e no qual a única ausente é Catarina Costa (-48 kg). Também a recuperar de lesão.
Este regresso acontece, por coincidência, na semana em que na atualização semanal dos rankings da federação internacional, pela primeira vez Telma (-57 kg) deixou de figurar entre as judocas da sua categoria virtualmente qualificadas, de forma direta, para os Jogos de Paris-2024. Surgindo no 24.º lugar do ranking olímpico, 29.ª no Mundial, o que a deixa em lugar de apuramento por quotas continentais, mas como cada país só pode ter um elemento através dessa via, João Fernando (-81 kg), bronze no Grand Slam do passado fim de semana, tem prioridade por ter mais pontos.
Uma descida que se deve a Monteiro ter estado ausente muito tempo e por isso sem possibilidade de pontuar. Antes do Euro francês, a última ocasião em que Telma competira havia sido no Grand Slam de Baku, em setembro de 2023, onde foi 7.ª.
SELEÇÃO NACIONAL
Femininos
-48 kg: Catarina Costa, Ac. Coimbra
-48 kg: Raquel Brito, Algés
-52 kg: Maria Siderot, Sporting
-57 kg: Telma Monteiro, Benfica
-63 kg: Bárbara Timo, Benfica
-70 kg: Joana Crisóstomo, Univ. Lusófona
-70 kg: Taís Pina, Algés
-78 kg: Patrícia Sampaio, Gualdim Pais
+78 kg: Rochele Nunes, Benfica
Masculinos
-60 kg; Rodrigo Lopes; Benfica
-66 kg: Miguel Gago, Ac. Coimbra
-73 kg: Otari Kvantidze; Sporting
-73 kg: Thelmo Gomes, Benfica
-81 kg: Anri Egutidze; Benfica
-81 kg: João Fernando, Sporting
-100 kg: Jorge Fonseca, Sporting
Selecionadores: Marco Morais e Pedro Soares
Recorde-se que Telma, bronze no Jogos do Rio-2016, está na corrida aos sextos Jogos Olímpicos da carreira, objetivo inédito no judo mundial. Neste momento, Portugal conta com seis judocas virtualmente apurados para Paris-2024: Catarina Costa (-48 kg, 7.ª ranking olímpico), Bárbara Timo (-63 kg, 12.ª), Patrícia Sampaio (-78 kg, 15.ª), Rochele Nunes (+78 kg, 9.ª), João Fernando (-81 kg, 21.º) e Jorge Fonseca (-100 kg, 10.º). Todos selecionados para Zagreb.
Além de só faltarem quatro competições para encerar a qualificação olímpica, o que acontecerá após o Mundial de Abu Dhabi (19 a 23 maio), o Europeu foi sempre uma prova marcante da carreira impar de Telma, no top mundial há mais de 20(!) anos. É hexacampeã na prova máxima continental, onde contabilizando 15 pódios (6+2+7).
Quanto à Seleção para o Euro, outras três referências: Catarina Costa, atual vice-campeã dos -48 kg, que também esteve lesionada e ainda não lutou em 2024, mas nos últimos dias já esteve no estágio na Turquia; a júnior Taís Pina, prata no Grand Slam de Antalya; e a ausência de Joana Diogo (-52 kg), sem se treinar há três meses depois de ter sofrido uma pancada na cabeça durante um estágio em Mittersill (Áustria).
1 abril 2024, 12:43
Sem competir há cerca de seis meses, a portuguesa saiu dos lugares de apuramento direto do 'ranking' olímpico.