Atletismo Sexto recorde mundial: Duplantis passa 6,22 metros (veja o salto)
O sueco Armand (‘Mondo’) Duplantis, de 23 anos, campeão mundial e recordista da disciplina bateu este sábado - pela sexta vez na carreira - o seu próprio recorde mundial do salto com vara ao ar livre, ao transpor a fasquia colocada a 6,22 metros em Clermont-Ferrand (França), no Meeting ‘All Star Perche’.
‘Mondo’ já tinha tentado no corrente mês de fevereiro, em Uppsala, sem êxito, atingir a marca, ficando-se, então, por 6,10 m, o seu melhor da época, ainda assim. Oito dias decorridos, voltou a mandar colocar a fasquia nos 6,22 m em Berlim, mas derrubou as três tentativas, vencendo com 6,06 m.
Agora, acrescentou mais um centímetro aos 6,21 m que saltara no Campeonato do Mundo de 2022, no Oregon (EUA), à terceira (e última) tentativa, para gáudio do público francês.
Duplantis iniciou o seu concurso em Clermont-Ferrand a 5,71 m, que passou ao primeiro salto. O mesmo fez aos 5,81 m, e à segunda tentativa também os 5,81 m ficaram para trás. E quando passou 6,01 m à primeira tentativa, tinha a vitória na prova garantida… e partiu para tentar o recorde. Derrubou a fasquia nas duas primeiras tentativas, mas à terceira a festa eclodiu: foi a 60.ª vez na carreira que Duplantis passou 6 metros ou mais!
O australuano Kurtis Marshall, campeão dos Jogos da Commonwealth (Comunidade Britânica), foi segundo classificado no concurso do salto com vara, atrás de Duplantis, ao superar 5,91 m, nova sua melhor marca pessoal, enquanto o neerlandês Menno Vloon foi terceiro, com a mesma marca. Nas senhoras, no salto com vara, a vitória foi para a checa Amalie Svabikova, com 4, 66m.
A primeira vez que Duplantis se tornou recordista o mundo foi em há três anos: em fevereiro de 2020, em Torun (Polónia), saltou 6,17 m e desapossou do melhor registo do planeta o francês Renaud Lavillenie’s (6,16 m). Uma semana depois, já passava os 6,18 m em Glasgow (Escócia).
6,19 m foi altura transposta a 7 de março de 2022, no Meeting Indoor de Belgrado (Sérvia), e a 20 de março do mesmo ano Duplantis superou 6,20 m, nos Campeonatos do Mundo de Pista Coberta, também na capital da Sérvia. Em julho de 2022, passou 6,21 para se sagrar campeão mundial com novo recorde do planeta no Oregon (EUA).
Veja o salto deste dia para a história no 'tweet' abaixo, partilhado pela World Athletics: