Samuka, amputado de uma perna, encanta o público no Brasil

Samuka, amputado de uma perna, encanta o público no Brasil

JOGOS OLÍMPICOS07.12.202413:41

A olímpica B-Girl Vanessa e B-Boy Deeogo representaram as cores nacionais na final mundial do Red Bull BC One, que reuniu no Brasil os 32 melhores do Mundo

Os portugueses B-Girl Vanessa e B-Boy Deeogo representaram Portugal na final mundial Red Bull BC One, no Rio de Janeiro, onde se reuniu a elite do breaking. Vanessa, que esteve presente nos Jogos Olímpicos Paris 2024, e Deeogo não conseguiram passar a qualificação. No caso de Deeogo não passou os filtros, enquanto Vanessa ficou a uma batalha de passar o last chance cypher e ficar entre os finalistas.

No Brasil, muitos olhos estão virados para o b-boy Samuka. A vida de Samuka [Samuel Henrique] deu uma volta quando, aos 10 anos, foi diagnosticado com cancro nos ossos. Um ano depois foi amputado. «O mais difícil foi aceitar a incapacidade», contou aos jornalistas. «Nos primeiros tempos não conseguia fazer nada, estava fechado em casa. Quando a minha mãe me pedia alguma coisa respondia sempre o mesmo: 'Não posso, só tenho uma perna'. Mas foi ela que com paciência me foi fazendo perceber que a vida não tinha acabado.»

O brasileiro de 23 anos participa na final mundial de Red Bull BC One, a competição de breakdance mais prestigiada do mundo no formato um contra um, que os portugueses venceram na última edição. Um desafio para todos e para o bailarino que apenas tem uma perna ainda mais. Mas que não o assusta. «O impossível é sempre uma oportunidade», defende.