Rui Oliveira e Patrícia Sampaio homenageados em Gaia e Tomar
Distinção estende-se ao irmão gémeo, Ivo Oliveira e ao presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo
No mesmo dia em que Patrícia Sampaio foi homenageada em Tomar, a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia decidiu que vai distinguir Rui Oliveira com medalha de mérito desportivo de grau ouro. A medida foi proposta pelo presidente do município, Eduardo Vítor Rodrigues e foi aprovada por unanimidade pelo executivo.
A atribuição destas medalhas foi proposta pelo presidente do município, Eduardo Vítor Rodrigues, e aprovada sesta segunda-feira por unanimidade na reunião pública do executivo.
O autarca explicou que a cerimónia de entrega decorrerá em data a acordar com os ciclistas, naturais de Vila Nova de Gaia, e Delmino Pereira. «Dia 5 de setembro seria uma boa data, caso eles pudessem, porque é o dia de aniversário de Rui e Ivo Oliveira», afirmou.
Além de Rui Oliveira, a autarquia, do distrito do Porto, vai também entregar aquela medalha ao ciclista Ivo Oliveira, irmão gémeo de Rui Oliveira, e ao presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira.
Patrícia Sampaio dá nome ao pavilhão municipal de Tomar
A Câmara Municipal de Tomar voltou a prestar homenagem à judoca olímpica Patrícia Sampaio, medalha de bronze na categoria -78 kg em Paris 2024. A autarquia deliberou esta segunda-feira, por unanimidade, que vai adotar o nome da atleta para designar o pavilhão municipal.
«A iniciativa surge como homenagem à judoca, que conseguiu o maior feito de sempre do desporto tomarense, ao conquistar a medalha de bronze na categoria -78 kg dos Jogos Olímpicos Paris2024», refere na rede social Facebook a autarquia.
O município já tinha homenageado a atleta com a atribuição da Medalha Municipal de Valor Desportivo, em 2019, e a Medalha de Honra do Município, em 2020, sendo até hoje a única personalidade duas vezes distinguida nas cerimónias comemorativas do Dia de Tomar.