23 julho 2024, 12:25
Patrícia Mamona e Telma Monteiro nos Jogos Olímpicos a convite do COP
José Manuel Constantino justifica presença com o reconhecimento por tudo o que as atletas fizeram pelo desporto nacional
Atleta contraria versão de José Manuel Constantino e diz que «a mentira ou a nebulosa não podem ficar impunes»
Rosa Mota negou esta sexta-feira que tenha sido convidada pelo presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP) para estar presente nos Jogos Olímpicos, contrariando versão de José Manuel Constantino durante uma entrevista à Lusa.
Numa nota enviada à agência noticiosa, a campeã olímpica disse que «a mentira ou a nebulosa não podem ficar impunes» e explicou que decidiu pronunciar-se sobre o assunto porque, depois de ter contactado os serviços do COP e de o erro ter sido reconhecido, não houve uma reposição da verdade nem um pedido de desculpas.
«Desta vez fiquei particularmente incomodada. E por isso decidi investir o meu precioso tempo a esclarecer a afirmação de quem me parece que se preocupa demasiado com a sua notoriedade, nem que para isso tenha que usar o meu nome com meias-verdades», lê-se na nota.
«Ao não explicar o sucedido, ainda pode ficar a dúvida se o que aconteceu foi um lapso ou uma má-fé em que, não se querendo convidar, se diz que se convidou», indica a atleta, acrescentando que «noutras situações em que o empenho existiu, houve telefonemas que desta vez não existiram».
«Os organismos e instituições não devem ser lesados por consequência da falta de responsabilidade, categoria ou lisura de quem as gere, por isso sublinho a minha consideração pelo COP enquanto organismo, bem como a minha tristeza por proezas lamentáveis como esta em que me pretendem atingir», criticou.
Segundo Rosa Mota, se o convite tivesse chegado em abril, teria, à semelhança de situações de igual importância e em que a sua resposta tivesse implicações no convite a outros, informado os serviços do COP da sua «não aceitação».
Recorde-se que numa recente entrevista à Lusa, o líder do COP, José Manuel Constantino, fez referência a atletas convidados pelo organismo mas que rejeitaram estar presentes nos Jogos, incluindo a campeã olímpica da maratona: «E convidámos a Rosa Mota, que não respondeu.»
23 julho 2024, 12:25
José Manuel Constantino justifica presença com o reconhecimento por tudo o que as atletas fizeram pelo desporto nacional