Ribeiro, Nascimento e Costa nadam no Nacional
Fotografia Luís Filipe Nunes/FPN

Ribeiro, Nascimento e Costa nadam no Nacional

NATAÇÃO12.07.202401:08

Entre os 'olímpicos' apenas a campeã europeia Camila Rebelo dispensou competir no Jamor quando faltam 13 dias para o começos dos Jogos de Paris-2024

Com a atração extra de contar com três — Diogo Ribeiro, Miguel Nascimento (Benfica) e João Costa (V. Guimarães) — dos quatro elementos da natação pura que, dentro de 13 dias, irão competir nos Jogos de Paris-2024, apenas a recém campeã europeia dos 200 costas Camila Rebelo dispensou o momento na preparação olímpica, o Complexo de Piscinas do Jamor vai ser, entre hoje (eliminatórias 9 h, finais 17 h) e domingo, uma vez mais o palco dos Nacionais de verão.

Principal evento do calendário da modalidade e para o qual estão inscritos 810 nadadores, 414 dos quais masculinos, em representação de 110 clubes. O campeonato também é destinado a juvenis e juniores, com destaque para as equipas do Sporting, com 49 nadadores, seguido do Benfica (41), Algés (38), FC Porto (30), Naval Funchal (24) e Braga (23).

Os duas vezes campeão mundial (50 e 100 mariposa) Diogo Ribeiro está inscrito para os 100 livres, 100 e 200 mariposa. As primeiras são duas das três provas que disputará na capital francesa, a outra são os 50 livres (os 50 mariposa não fazem parte do calendário olímpico), e dificilmente, apesar de estar ainda num momento de carga, será difícil encontrar rivais à altura nas distâncias mais curtas.

Aliás, um dos momentos que poderá causar maior expectativa serão os 100 livres, quando enfrentar o colega de clube e Seleção Miguel Nascimento, que ainda nadará os 50 livres, distância em que se apurou para Paris-2024. Quanto a João Costa, abdicou os 100 costas onde carimbou o visto olímpico e marcará presença apenas nos 50 costas. Isto sem contar, naturalmente, que qualquer um dos três venha a integrar as várias estafetas dos seus clubes.

No Jamor competem ainda os apurados para os Jogos paralímpicos Diogo Cancela e Tomás Cordeiro e os surdolímpicos Miguel Cruz e Tiago Neves.