Quem será o último portador da tocha olímpica? Presidente francês mantém ‘suspense’
Marie-José Perec apontada como acendedora da pira olímpica em Paris; E Celine Dion, vai cantar?
O presidente francês, Emmanuel Macron deu a entender que sabe o nome do último portador da tocha olímpica que vai acender a pira que arderá durante todos os Jogos Olímpicos de Paris. Em entrevista ao canal France 2, o Chefe de Estado não quis revelar o nome, mas quase confirmou que será a antiga velocista francesa Marie-José Pérec.
«Ela é um das atletas que mais me fazem recordar os Jogos Olímpicos. Mas não quero colocar mais pressão sobre o Tony Estanguet [presidente do comité organizador dos Jogos Olímpicos de Paris 2024]», disse a propósito da cerimónia de sexta-feira.
«É o Tony quem o dirá na altura própria. Temos uma relação de confiança e não vou trair a sua confiança», disse ainda Macron.
Curiosamente, Perec já segurou a tocha olímpica quando esta passou pelo festival de Cannes em maio. A atleta venceu três ouros olímpicos: nos 400m em Barcelona 92 e depois em Atlanta 96 venceu nos 200m e 400m.
«Há grandes campeões que vão estar presentes, incluindo campeões que vão competir, como Teddy Riner [judo] e outros, e que penso que estarão entre os últimos portadores. Mas penso que a Marie-Jo, é evidente... Ela vem da grande escola do atletismo nos nossos territórios ultramarinos, por isso não seria má ideia que o último portador da tocha viesse das Caraíbas, pois não?», disse ainda.
Macron foi ainda pressionado para revelar mais pormenores sobre a cerimónia de abertura, nomeadamente sobre a eventual presença da cantora Celine Dion, que interrompeu a carreira devido a doença - e cantou a música de Atlanta 96 -, mas terça-feira chegou a Paris. «Sim, parece que ela está em Paris...», sorriu. «É formidável. É uma artista incrível, eu ficaria muito feliz se ela pudesse estar presente. Não posso revelar nada, temos de manter os elementos surpresa...»