Portugal revela os sete eleitos para Paris 2024
Nelson Oliveira é o ciclista português com mais presenças em JO o que acontecerá pela quarta vez em Paris (IMAGO)

Portugal revela os sete eleitos para Paris 2024

CICLISMO27.06.202414:05

Nélson Oliveira e Rui Costa foram as escolhas do selecionador, que deixou João Almeida, António Morgado, Ruben Guerreiro e Rui Oliveira fora dos Jogos Olímpicos

São sete os corredores portugueses que vão estar presentes nos Jogos Olímpicos de Paris, o maior contingente de sempre, e a Federação Portuguesa de Ciclismo já revelou os nomes dos escolhidos. Nelson Oliveira e Rui Costa nas provas de estrada, o campeão mundial de omnium, Iúri Leitão, e Rui Oliveira na pista; em femininos, Maria Martins, a mulher que estreou o ciclismo de pista português em Jogos Olímpicos, repete a presença, Daniela Campos é a eleita para o regresso das portuguesas à prova de estrada e, em BTT, Raquel Queirós vai ocupar a vaga de cross country olímpico (XCO).

No caso da estrada, o selecionador nacional, José Poeira, assumiu que a escolha foi complicada. «Foi das decisões mais difíceis que tive de tomar ao longo destes anos. Temos demasiada qualidade para tão poucas vagas. Escolhi dois corredores, com base nas suas características e adaptação aos percursos das provas, mas qualquer um dos pré-convocados daria garantias de uma representação digna, de qualidade e ambiciosa de Portugal. Temos a ambição de lutar pelo diploma olímpico no contrarrelógio e de trabalhar em equipa para nos batermos pelas melhores posições na prova de fundo», explicou.

Com esta opção pela experiência, ficaram de fora João Almeida (UAE Emirates), 3.º no Giro2023, António Morgado (UAE Emirates), campeão nacional de contrarrelógio e vice-campeão mundial de sub-23, Ruben Guerreiro (Movistar) e Rui Oliveira (UAE Emirates).

Em femininos, Maria Martins volta à pista depois de Tóquio 2020, enquanto Daniela Campos (Eneicat-CMTeam) é a escolhida para o regresso das portuguesas à prova de estrada dos Jogos Olímpicos, depois de Ana Barros ter marcado presença em Atlanta 1996, há 28 anos, e terá pela frente 158 quilómetros nas ruas de Paris. Em BTT, Raquel Queirós repete a presença olímpica na prova feminina de cross country olímpico (XCO).