Pelotão de estrelas no Tirreno – Adriático

Ciclismo Pelotão de estrelas no Tirreno – Adriático

CICLISMO04.03.202312:40

Com um percurso para velocistas e trepadores, a que se junta um contrarrelógio no primeiro dia em Lido de Camaiore com a extensão de 11,7 km,  vai para a estrada na segunda-feira a 58.ª Edição do Tirreno – Adriático, com um pelotão de estrelas em que algumas delas estarão na Volta à Itália e aproveitam para reconhecem algumas das etapas. Dos nomes a ter em conta na luta pelos primeiros lugares encontram-se João Almeida, Adam Yates (UAE-Team Emirates), Geraint Thomas, Tom Pidcock, Thymen Arensman (Ineos), Enric Mas (Movistar), Primoz Roglic, Wout Van Aert, Wilco Kelderman (Jumbo-Visma), Mathieu Van Der Poel (Alpecin-Deceuninck), Aleksandr Vlasov, Jai Hindley (Bora-Hansgrohe), Mikel Landa (Bahrain-Victorious), Giulio Ciccone e Quinn Simmons (Trek-Segafredo), sem descartar algumas possíveis surpresas. Nas chegadas em pelotão vão estar na luta pelas vitórias, Mark Cavendish (Astana), Fabio Jakobsen (Soudal-Quick Step), Jasper Philipsen (Alpecin-Deceuninck), Biniam Girmay (Intermarché-Circus-Wanty), Jordi Meeus (Bora-Hansgrohe), Nacer Bouhanni (Arkea-Samsic), Elia Viviani (Ineos-Grenadiers), Fernando Gaviria (Movistar), Sebastian Molano (UAE-Team Emirates) e Andrea Pasqualon (Bahrain-Victorious).

A primeira edição do Tirreno - Adriático realizou-se em 1966 com a denominação de “Corrida dos Dois Mares”, o vencedor foi o italiano Dino Zandegu, atualmente com 82 anos, na altura conhecido pelo “ciclista cantor”, devido às suas qualidades vocais, que no pódio brindou o publico com algumas canções. Esta situação repetiu-se quando em 1967 venceu o Tour de Flandres, a canção “O Sole Mio” fez-se ouvir nos campos flamengos naquele dia de primavera.

Depois de Zandegu seguiram-se 23 vitórias de corredores italianos no Tirreno - Adriático, com grandes nomes do ciclismo inscreveram o seu nome, Franco Bitossi (1967), Giuseppe Saronni (1978 e 1982), Francesco Moser (1980 e 1981), Roberto Visentini (1983), Joop Zoeltemelk (1985), Maurizio Frondiest (1993), Paolo Bettini (2004), Vincenzo Nibali (2012 e 2013) e os falecidos Davide Rebellin (2001) e Michele Scarponi (2009). O belga Roger De Vlaeminck venceu por seis vezes consecutivas entre 1972 e 1977, mantendo-se como recordista, mas outros ciclistas estrangeiro fazem parte da lista de honra como Tommy Prim, Rolf Sorensen, Erik Dekker, Tony Rominger, Thomas Dekker e Antoon Houbrechts que venceu em 1970, depois de ter sido o vencedor da Volta a Portugal em 1967.

Na lista de vencedores do Tirreno - Adriático existe uma variedade de vencedores. No inicio do seculo XXI surgiam os classicómanos, Erik Dekker, Filippo Pozzato, Paolo Bettini, Óscar Freire, Fabian Cancelara e Greg Van Avermaet, nos últimos anos e pelas dificuldades do percurso foi a vez dos trepadores onde se incluem Vincenzo Nibali, Alberto Contador, Nairo Quintana, Primoz Roglic, Simon Yates e Tadej Pogaçar.

O melhor resultado dos 15 portugueses que participaram no Tirreno - Adriático, pertence a Acácio da Silva que foi segundo em 1985, venceu uma etapa e andou um dia com a camisola azul de líder, no ano seguinte ficou na 6.ª posição, resultado conseguido por João Almeida em 2021, segue-se com o 7.º lugar Tiago Machado em 2011 e 10.º Rui Costa em 2019. Na edição deste ano a representação portuguesa pertence a João Almeida (UAE-Team Emirates que faz parte do grupo de candidatos à geral e Nelson Oliveira (Movistar) que vai apoiar o chefe de fila Enric Mas, participando pela sétima vez na corrida italiana.

Etapas

1.ª Etapa Lido di Camaiore – Lido di Camaiore (CRI)  11,7 km

2.ª Etapa Camaiore – Follonica                               210,3 km

3ª Etapa Follonica - Foligno                                   216,5 km

4.ª Etapa Greccio - Tortoreto                               217,4 km

5.ª Etapa Morro d’Oro – Sarnano Sassotetto         168,0 km

6.ª Etapa Osimo Stazioni – Osimo                          195,6 km

7.ª Etapa San Benedetto del Tronto                      154,7 km

                                               Total                    1.174,2 km