Paris 2024: vitória sofrida deixa França com um pé nos quartos de final do futebol
Imagens do França-Guiné Conacri (IMAGO / MAXPPP)

Paris 2024: vitória sofrida deixa França com um pé nos quartos de final do futebol

JOGOS OLÍMPICOS27.07.202422:13

Gauleses venceram a Guiné (Conacri) pela margem mínima; Japão qualifica-se para a próxima fase após vitória contra o Mali

A França, anfitriã do Paris 2024, está com um pé nos quartos de final em futebol. A seleção gaulesa venceu, este sábado, a Guiné (Conacri) por 1-0, assumindo assim a liderança do Grupo A na segunda jornada da fase de grupos.

O encontro não foi de todo fácil para o conjunto de Thierry Henry. Na verdade, os anfitriões podiam até mesmo estar a perder por 2-0 à entrada do intervalo, não fosse a Guiné ter dois golos anulados num espaço de 7 minutos. Naby Keita (41') marcou para os guineenses, mas o golo foi anulado por fora de jogo do médio do Bremen.

Perto do fim da primeira parte, Abdoulaye Toure (45+2') também marcou para a Guiné, mas, novamente, o golo foi anulado por fora de jogo após análise do VAR. A sorte estava do lado dos franceses que conseguiram regressar aos balneários ainda com o nulo no marcador.

Já que a Guiné não marcou, acabou mesmo por sofrer. Aos 75 minutos, Michael Olise, a mais recente contratação do Bayern, cruzou para a área onde apareceu Kiliann Sildillia, de cabeça, para desviar para o fundo das redes guineenses.

O resultado não viria a sofrer mais alterações e estava confirmada a vitória da França. Apesar da liderança do Grupo A, com 6 pontos, os franceses ainda não podem festejar a passagem visto que, matematicamente, esta ainda pode não acontecer. Estados Unidos e Nova Zelândia (próxima adversária dos franceses), ambos com 3 pontos, têm a oportunidade de eliminar os anfitriões caso consigam, na última jornada, fazer uma diferença de golos melhor que a da França.

Quem já não precisa da calculadora é o Japão. O conjunto nipónico venceu, também este sábado, o Mali e já garantiu a passagem aos quartos de final.

Ainda que tenha sido um jogo equilibrado, valeu aos japoneses a insistência de Rihito Yamamoto que, aos 82 minutos, não desistiu do lance e fez o 1-0, na recarga do remate de Kein Sato defendido pelo guarda-redes do maliano.

Confirmada a vitória do Japão ficou também confirmada a liderança do Grupo D, com 6 pontos, seguido do Paraguai (3), do Mali (1) e Israel (1), o adversário da seleção nipónica na última jornada.