Paris 2024: pugilista egípcia é desclassificada sem sequer entrar no ringue
Youmna Ayyad preparava-se para fazer história pelo seu país, mas foi desqualificada antes de fazer a sua estreia por estar acima do limite de peso
Mais um caso insólito nos Jogos de Paris 2024. Youmna Ayyad preparava-se para fazer história ao tornar-se na única mulher a representar o Egito no boxe, mas acabou por ser eliminada sem sequer entrar no ringue.
O motivo acabou por ser o excesso de peso de Ayyad, que não conseguiu chegar ao limite de 54kg da categoria em que ia participar. A pugilista egípcia enfrentaria a Nigina Uktamova, do Uzbequistão, neste sábado, porém o facto de ter ficado quase um quilo acima do limite na pesagem oficial foi o suficiente para ficar fora da competição. Por esse motivo, naturalmente, Uktamova venceu sem precisar de dar qualquer murro e avançou para os oitavos de final.
Ainda que ninguém tire a Ayyad a honra de ter sido a primeira mulher do Egito a classificar-se para os Jogos Olímpicos no boxe, a desqualificação acabou por deixar um gosto amargo tanto na atleta, como no Comité Olímpico Egípcio que anunciou que vai investigar as circunstâncias da desclassificação, uma vez que alega que Ayadd teria o peso ideal na véspera da prova.
Em entrevista à agência Reuters, o tesoureiro e chefe da federação nacional de boxe do Egito, Mohamed Abdel Ghoneim, afirmou «Youmna estava selecionada para competir na categoria de 54kg, e ela deu o seu peso a dirigentes da federação à meia-noite antes da luta e estava bem. De manhã, quando ela passou pela pesagem oficial, ela estava 900g acima do peso e foi desclassificada.»