Paris 2024: poluição do Sena obriga a adiar prova de triatlo
Competição estava marcada para o início da manhã desta terça-feira
PARIS - Adiada! A quatro horas do arranque previsto para a prova de triatlo masculino, na qual participam os portugueses Vasco Vilaça e Ricardo Baptista, as autoridadedes comunicaram que a água do rio Sena, onde vai decorrer o segmento da natação não está em condições de recber os atletas e adiaram a prova... por cerca de 24 horas.
«Paris2024 e a World Triathlon reiteram que a sua prioridade é a saúde dos atletas. As análises feitas hoje no Sena revelaram que os níveis da qualidade da água não dão suficientes garantias para permitir que o evento se realize», lê-se em comunicado.
Assim, a decisão comunicada durante a madrugada passa por reagendar a prova para quarta-feira, às 10h45, ou seja, imediatamente a seguir à competição feminina que também conta com duas atletas lusas: Melanie Santos e Maria Tomé.
«Infelizmente, eventos meteorológicos fora do nosso controlo, como a chuva que caiu em Paris em 26 e 27 de julho, podem alterar a qualidade da água e levam-nos a reagendar o evento por motivos sanitários. Apesar da melhoria dos níveis da qualidade da água nas últimas horas, as análises indicam que em alguns pontos do percurso de natação os valores ainda estão acima dos limites aceitáveis», lê-se na mesma nota.
Os atletas tinham sido informados na véspera da prova de que o adiamento estava a ser ponderado, mas a nova data inicalmente apontada era a de sexta-feira. O facto de estar prevista mais chuva para Paris na quarta e na quinta pode ter contribuído para que a organização se tenha decidido por fazer as competições masculina e feminina no mesmo dia.
Refira-se ainda no programa olímpico consta ainda o triatlo por estafeta misto, agendado para dia 5 de agosto, e no qual a equipa portuguesa também vai participar.