Paris 2024: Gustavo Ribeiro afastado da final da vertente street do skate
Gustavo Ribeiro nos Jogos Olímpicos de Paris 2024: Foto: Francisco Paraíso/COP

Paris 2024: Gustavo Ribeiro afastado da final da vertente street do skate

JOGOS OLÍMPICOS29.07.202413:51

Português não passou das eliminatórias e terminou a prova no 17.º lugar

PARIS - Gustavo Ribeiro ficou fora da final da variante de street do skate, nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, ao não conseguir qualificar-se entre os oito primeiros. O português terminou no 17.º lugar, entre 22 participantes, num dia para esquecer.

O skater era uma das maiores esperanças lusas para as medalhas, ele que é o 7.º do ranking mundial, mas a prova correu-lhe particularmente mal.

No circuito montado na emblemática praça da Concórdia, Gustavo Ribeiro integrou a 3.ª eliminatória de quatro, na mesma do campeão olímpico, o japonês Yuto Horigome, e na primeira run teve duas quedas, que o penalizaram na nota que não foi além dos 48.31.

Gustavo Ribeiro em competição no skate olímpico (José Sena Goulão/Lusa)

Como funciona a pontuação?

Conta para a classificação de cada atleta a melhor de duas runs – performance de 45 segundos ao longo do percurso -, e as duas melhores de cinco manobras. A pontuação de cada elemento é sempre feita de 0 a 100.

No final da atuação, os três valores são somados, resultando num valor de 0 a 300 que é a marca de qualificação/classificação.

Pressionado para a segunda tentativa, na qual não podia falhar para aspirar a seguir para a final, o português bateu numa câmara que o derrubou e, depois de algum compasso de espera, foi-lhe permitido que repetisse, mas voltou a cair, a cerca de 20 segundos do final da prova de 45. Desesperado, ainda tentou continuar para aumentar a pontuação anterior, uma vez que só a melhor conta, mas caiu uma vez mais, sentando-se depos na plataforma desiludido e de cabeça baixa, não chegando sequer aos 40 pontos.

Após sair do circuito, Gustavo Ribeiro ficou de cócoras, com o skate em frente à face. A desilusão era indisfarçável, uma vez que o português sabia que precisava de duas notas perto do 100 para poder manter uma ténue esperança de seguir em frente.

Gustavo Ribeiro falhou o apuramento para a final do skate olímpico (José Sena Goulão/Lusa)

O luso esteve depois alguns momentos a trocar impressões com o irmão gémeo, também ele skater profissional, antes de avançar para a fase das manobras.

 Aí as coisas voltaram a não correr bem. Gustavo falhou a primeira de cinco tentativas, antes de arrancar uma impressionante nota de 93.83. Falhou depois as três tentativas seguintes e despediu-se de Paris 2024, com uma nota final de 142.14, que lhe valia o 13.º lugar, antes dos últimos cinco concorrentes competirem.

A título de curiosidade, refira-se que entre 22 skaters, apenas cinco europeus se apuraram para Paris 2024: três franceses, um eslovaco e Gustavo Ribeiro. A maior parte dos atletas são sul-americanos e norte-americanos, há três japoneses, um sul-africano e um australiano.

Recorde-se que na primeira participação olímpica, Gustavo Ribeiro foi 8.º em Tóquio, alcançando o diploma na primeira vez que a modalidade fez parte do programa olímpico.

Gustavo Ribeiro falhou o apuramento para a final do skate olímpico (José Sena Goulão/Lusa)