Paris 2024: alarme a 24 horas da prova de triatlo
Apesar de todas as garantias dadas antes do arranque dos Jogos Olímpicos, a natação no rio Sena está em risco (IMAGO)
Foto: IMAGO

Paris 2024: alarme a 24 horas da prova de triatlo

JOGOS OLÍMPICOS28.07.202409:25

Primeira sessão de treinos no Sena foi cancelada

A menos de 24 horas da prova de triatlo masculina, que vai contar com os portugueses Vasco Vilaça e Ricardo Baptista, a primeira sessão dos treinos de natação, agendada para a manhã deste domingo, foi cancelada.

Renasce assim o receio de que a prova deixe de ter o setor que está marcado para o Rio Sena e passe a ser duatlo e tudo por causa da chuva intensa que caiu nos últimos dias em Paris.

A decisão foi tomada em conjunto pelo comité organizador dos Jogos Olímpicos, a federação internacional de triatlo e as autoridades locais, uma vez que «o nível da água não oferece garantias suficientes» em termos de qualidade, conforme se lê em comunicado.

Recorde-se que foi montado um sistema de milhões de euros para combater a poluição das águas do Rio Sena, que na semana antes do arranque das olimpíadas apresentou níveis aceitáveis, mas a chuva faz subir o nível das reservas de águas residuais, o que as leva a serem descarregadas no rio.

Além do setor de natação do triatlo, estão previstas para o rio as competições de águas abertas da natação, cuja vertente feminina vai contar com a portuguesa Angélica André.