Atletismo Morreu Dick Fosbury, que revolucionou o salto em altura
Morreu Dick Fosbury, o homem que revolucionou, em 1968, a técnica do salto em altura, tornando-se uma das figuras mais marcantes da história do atletismo e do desporto mundial. Campeão olímpico nos Jogos do México, utilizou pela primeira vez a chamada técnica ‘back-first’, mais tarde conhecida como fosbury flop e que a esmagadora maioria dos saltadores em altura passou a colocar em prática desde então.
O método de Dick Fosbury era correr diagonalmente em direção à barra, depois curvar e saltar de costas sobre a barra, o que concentrava muito mais a massa corporal dos atletas. Até ao aparecimento do fosbury flop, os saltadores em altura utilizavam o chamado rolamento ventral, movimento em que a barra era transposta com os atletas de barriga para baixo e levantado as pernas individualmente.
Nos Jogos Olímpicos de 1968 na Cidade do México, Fosbury conquistou a medalha de ouro e colocou o recorde olímpico a 2,24 metros, utilizando a nova técnica. Quatro anos mais tarde, nos Jogos de Munique, 70 por cento dos saltadores em altura utilizaram a técnica inventada pelo norte-americano, embora o campeão olímpico, o soviético Jüuri Tarmak tenha usado o clássico rolamento ventral. Em 1980, em Moscovo, 80 por cento saltou através de fosbury flop e agora, 55 anos depois da invenção de Dick Fusbury, são poucos os que assim não saltam. O recorde mundial do salto em altura pertence, desde 1993, ao cubano Javier Sotomayor com 2,45 metros.
O falecimento do norte-americano, aos 76 anos, devido a linfoma, foi confirmado pelo seu agente.