Judoca japonesa Natsumi Tsunoda (-48 kg) venceu na sua respetiva categoria, assim como o cazaque Yeldos Smetov (-60 kg)
O que é a judoca japonesa Natsumi Tsunoda e o judoca cazaque Yeldos Smetov tinham em comum? Ambos tinham uma carreira cheia de medalhas, mas com um título olímpico em falta. Isso acabou este sábado. Tsunoda venceu em Paris 2024 na categorida dos -48kg, assim como Smetov, que venceu nos -60 kg.
Aos 31 anos, os dois judocas conseguiram, finalmente, alcançar a maior consagração de todas: Tsunoda com o currículo de três títulos mundiais (2023, 2022 e 2021) e Smetov com uma prata olímpica (Rio2016), um bronze (Tóquio2020) e um título mundial (2015).
Na última final do primeiro dia, o cazaque não tremeu perante o forte apoio ao atleta da casa, o francês Lukas Mkheidze. Smetov chegou ao ouro naquela que é a fase menos fulgurante da sua carreira, mas nove anos depois do primeiro grande título (mundial em 2015) sagrou-se, finalmente, campeão olímpico. O pódio masculino ficou preenchido com os bronzes de Francisco Garrigos (Espanha) e Ryuju Nagayama (Japão).
Em femininos, a grande oferta japonesa deixou sempre a número quatro do mundo em -48 kg de fora de outras edições de Jogos Olímpicos, mas, desta vez, os recentes títulos mundiais abriram caminho a Natsumi Tsunoda como a escolha da comitiva nipónica.
Na final, foi uma luta de campeãs mundiais, com a japonesa a dominar o combate e mostrar ser a melhor do dia ao vencer a mongol Baasankhuu Bavuudorj. O pódio feminino ficou completo com os bronzes da francesa Shirine Boukli e da sueca Tara Babulfath.Boukli.
Primeira dos sete judocas lusos que foram à capital francesa a entrar em ação e depois de ter ficado a uma vitória do bronze em Tóquio 2020, desta feita a atleta da Académica de Coimbra ficou-se pelos oitavos de final.