Laurentino Dias já tem nove federações olímpicas a apoiarem a candidatura ao COP
Lutas amadoras, ténis de mesa e surf, estas três olímpicas, além do padel, petanca e voo livre vão apoiar o antigo secretário de Estado de desporto nas eleições à presidência do COP
Laurentino Dias somou mais seis apoios federativos aos 12 que já tinham tornado público o seu sentido de voto quando apelaram à fusão da candidatura do antigo secretário de Estado com a de José Manuel Araújo, passo que foi dado esta semana.
Com estes novos apoios, Laurentino Dias e Fernando Gomes já reúnem os subscritores necessários para avançarem, uma vez que ambos contabilizam nove federações olímpicas, ainda que a comissão eleitoral ainda não se tenha pronunciado sobre o número necessário (8 ou 9).
94 votos elegem novo presidente do COP
Para eleger o novo presidente do Comité Olímpico votam 85 membros da Assembleia plenária: 49 membros extraordinários, com direito a um voto cada; 36 membros ordinários, sendo que destes há dois elementos da Comissão de Atletas Olímpicos, com direito a um voto apenas, e 34 Federações Olímpicas, cada uma com quatro votos (136). Contas feitas, no total existem 187 votos em jogo para os candidatos.
Assim, Laurentino Dias conta com o apoio dos seguintes membros ordinários, com direito a quatro votos cada
Andebol
Campismo e montanhismo
Ciclismo
Taekwondo
Vela
Voleibol
Surf
Ténis de mesa
Lutas amadoras
Dança das Federações olímpicas
A lista de federações olímpicas sofreu alterações no dia 1 de janeiro, quando se iniciou oficialmente a olímpiada que levará aos Jogos de Los Angeles 2028. Deixaram de pertencer ao programa Boxe e Dança, que incluía o breaking, e entraram basebol, squash e campismo e montanhismo (esqui montanhismo).
Já Fernando Gomes, ainda presidente da Federação Portuguesa de Futebol, contabilizará os votos, igualmente quatro, das seguintes entidades federativas:
Badminton
Hóquei em campo
Judo
Atletismo
Basquetebol
Canoagem
Râguebi
Ténis
triatlo
O antigo presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) Jorge Vieira, e o antigo secretário de Estado do Desporto Alexandre Mestre também anunciaram a intenção de se candidatarem ao COP, cujas eleições estão marcadas para dia 19 de março.
Para ser validada pela Comissão Eleitoral, cada uma das candidaturas tem de ser subscrita por um quarto das federações desportivas cujas modalidades figurem no programa dos Jogos Olímpicos e são 34 desde 1 de janeiro.
Além das federações olímpicas, já manifestaram apoio à lista que será presidida por Laurentino Dias: Desporto para pessoas com deficiência, orientação, Kickboxing e muay thai, Motociclismo, Motonáutica, Pesca desportiva, padel, petanca e voo livre.