Judo: Portugal garante mais três pódios em Málaga
Após, na véspera, Emerson Silva (-60 kg) ter garantido o bronze no primeiro dia de competição, Portugal terminou, este domingo, a participação no Open Europeu de Málaga com mais três pódios através da prata de Joana Crisóstomo (-70 kg) e dos bronzes de Taís Pina (-70 kg) e Pedro Lima (-90 kg), podendo-se ainda referir o 7.º lugar alcançado por Manuel Rodrigues (-81 kg).
Tendo já subido ao pódio esta temporada no Circuito Europeu, com um 3.º lugar no Open de Roma, desta feita Joana, de 21 anos, apenas foi travada na final ao perder frente à francesa Lila Mazzarino, com um ippon a 1.09m do combate.
Antes, nas meias-finais, a judoca da Universidade Lusófona tivera que eliminar a também portuguesa e ainda júnior Taís com um ippon quando faltava menos de 1m para acabar a luta de duas atletas que se conhecem bem. Isenta da ronda inaugural, Crisóstomo começara a prova a superar a finlandesa Emilia Kanerva (ippon) e a gaulesa Alexiane Cocqieret (ippon).
Já a jovem Taís, de 19 anos, que há uma semana ajudou a Seleção júnior a ganhar a medalha de bronze por equipas mistas no Mundial da categoria realizado em Odivelas, voltou a repetir o metal ao superar a francesa Candice Lebreton (ippon) num confronto em que já somara wazari.
Até defrontar Joana nas semifinais, a atleta do Algés, isenta da 1.ª ronda, derrotou duas francesas: Marie Desangle (wazari) e Clemence Eme (ippon).
Quanto e Pedro Lima (-90 kg), também ele júnior (20 anos) e membro da equipa mista que brilhou em Odivelas, a caminhada foi longa e fisicamente exigente até chegar ao bronze num confronto contra o alemão Tom Drost (ippon) já que o também algesino acabou por ter de efetuar um total de seis combates para subir ao pódio, sofrendo o único desaire nos quartos de final com o francês Yoann Benezra (ippon).