José Machado e Miguel Frischknecht treinam Benfica
Fotografia Miguel Nunes/A Bola

José Machado e Miguel Frischknecht treinam Benfica

NATAÇÃO16.07.202423:13

Ricardo Santos deixa o clube onde estava desde 2016/17. Novo técnico principal deixa a FPN onde se encontrava há 10 anos

Num momento em que ainda não está resolvida a continuidade do duas vezes campeão mundial Diogo Ribeiro, cujo contrato termina após os Jogos de Paris-2024 e sabe-se do interesse de um clube do Dubai, vários europeus e nove universidades americanas, as mexidas na natação do Benfica vão muita além do grupo de nadadores e abrangem a equipa técnica.

Ricardo Santos, que liderava o Benfica desde 2016/17, está de saída (tem contrato até final de agosto) e no fim do Campeonato Nacional de verão no Jamor do passado fim de semana já se despediu dos atletas. Ao que tudo indica o lugar será ocupado por José Machado, diretor desportivo da FPN para todas as modalidades neste ciclo olímpico, deixará a federação depois dos Jogos na capital francesa, e no ciclo até Tóquio-2020 era o diretor técnico nacional de natação. Anteriormente liderava a equipa do Colégio Vasco da Gama.

Com ele segue também Miguel Frischknecht, treinador do Algés até 2021, que na última temporada orientava alguns nadadores do Sporting, que haviam saído dos algesinos, assim como o internacional moçambicano Mathew Lawrence, vai competir em Paris-2024, e a internacional angolana Maria Lopes. Ambos representaram V. Guimarães esta época.

Tanto Machado como Frischknecht apenas deverão assumir as suas posições a partir de setembro. Como curiosidade, refira-se que José Machado é irmão do atual treinador da equipa pentacampeã de polo-feminino das águias António Machado.