João Almeida: «Vou lutar para conseguir resultados ainda melhores»

CICLISMO22.07.202416:00

Ciclista luso regressou a Portugal depois do quarto lugar na Volta a França

Depois de uma prestação notável na Volta a França, onde alcançou um histórico quarto lugar na classificação geral, João Almeida regressou a Portugal.

À chegada, falou aos jornalistas sobre o facto de ser o único português a conseguir ficar no top 5 das três principais corridas do ciclismo mundial - Volta a Espanha, Volta a França e Volta a Itália. «Confirma que sou um voltista e que o meu foco são as grandes voltas. É um bom indicador e, claramente, vou lutar para conseguir melhores resultados e colocar Portugal ainda mais em destaque», prometeu João Almeida, à chegada ao aeropoto de Lisboa.

Sobre o Tour, o ciclista luso abordou a sua performance e a estratégia que a sua equipa, a UAE Emirates, tinha para ele: «Sabia que estava numa forma física bastante boa e que seria um dos últimos homens a ajudar o Tadej [Pogacar]. O foco sempre foi ganhar o Tour com o Tadej. Assim que tivemos uma classificação mais confirmada e sem riscos, a equipa começou a proteger-me mais e fizemos todos um trabalho excelente.»

Apesar do quarto lugar conquistado, João Almeida não considera que este seja o momento mais alto da carreira: «Diria que a vitória na etapa do Giro foi bastante acima, mas tendo em conta que é uma Volta a França, e que foi a minha primeira, acho que o quarto lugar foi muito positivo e, certamente, voltarei no futuro.»

Terminada a Volta a França, o ciclista aponta o foco, agora, para a Volta a Espanha. Prova para a qual mostrou ambição: «Agora é tempo de recuperar um pouco e depois vou preparar a Volta da Espanha da melhor foma. Acho que vou chegar numa boa forma fisica e a corrida é longa, portanto tudo é possivel. Desde que chegue com frescura fisica, isso é o mais importante. Gostava de terminar no pódio. Claro que é uma corrida bastante dificil, mas vou dar o melhor e estou confiante.»

Uma Vuelta que será especial, porque irá começar em Portugal. «Sinceramente, se não começasse em Portugal, acho que não a faria este ano. Há poucas ocasiões em que uma grande volta começa no nosso país e eu, sendo um voltista, é ainda mais especial», justificou.

Desafiado a escolher qual das três grandes voltas gostaria de conquistar, João Almeida não conseguiu eleger uma: « Escolhia qualquer uma. Não há nenhuma que fosse um mau resultado. Claramente, a Volta a França é a principal, pois está bastante acima em termos mediáticos. Tenho um sentimento especial pelo Giro. Se ganhasse um Giro seria um sonho tornado realidade. E a Volta a Espanha é uma grande volta. Portanto, qualquer uma das três se pudesse ganhar, ganharia.»

Por fim, o ciclista abordou a ausência dos Jogos Olímpicos e garantiu que não guarda tristeza por falhar a competição. «Acho que até é melhor para mim», começou por situar, explicando em seguida: Correr para a geral no Tour passa-se todos os dias no limite físico e mental. Então, vou ficar em casa, vou preparar a Volta a Espanha e acho melhor não estar presente. Portugal vai estar muito bem representado e desejo o melhor a todos os atletas portugueses nestes Jogos.»