Frederico Figueiredo e Luís Gomes suspensos pela Autoridade Antidopagem de Portugal
Os dois corredores portugueses estão suspensos preventivamente devido a anomalias no passaporte biológico
Frederico Figueiredo, segundo classificado na Volta a Portugal de 2022, e Luís Gomes estão suspensos preventivamente devido a anomalias no passaporte biológico, confirmou à agência Lusa fonte da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC).
A mesma fonte indicou que os dois ciclistas foram suspensos provisoriamente pela Autoridade Antidopagem de Portugal, estando a decorrer um inquérito disciplinar.
Em 2022, Frederico Figueiredo, além de segundo classificado na Volta a Portugal, foi também o vencedor da classificação da montanha (melhor trepador), e vencedor do Grande Prémio Jornal de Notícias no início de setembro. O corredor, de 33 anos, é um dos principais ciclistas do pelotão nacional, tendo desempenhado um papel determinante na vitória do russo Artem Nych na última edição da Volta a Portugal.
Trepador de referência do ciclismo português, o corredor da Sabgal-Anicolor venceu por três vezes o Grande Prémio Joaquim Agostinho, tendo ainda subido ao lugar mais baixo do pódio da Volta a Portugal em 2020
Além de Figueiredo, também Luís Gomes, outro dos principais nomes do panorama velocipédico nacional, foi suspenso preventivamente devido a irregularidades no passaporte biológico. O corredor da equipa GI Group Holding-Simoldes-UDO, de 30 anos, conta com três etapas da Volta a Portugal no currículo, tendo ainda vencido a classificação por pontos na prova ‘rainha’ do ciclismo luso em 2020 e a da montanha um ano antes.
Os dois casos são anteriores a 2023, ano em que entrou em vigor o protocolo que alargou o passaporte biológico a todos os ciclistas do pelotão nacional, indicou com a mesma fonte federativa.