Francisca Veselko e Guilherme Ribeiro de regresso onde já foram felizes
Francisca Veselko (JORGE MATRENO ANS)

Francisca Veselko e Guilherme Ribeiro de regresso onde já foram felizes

SURF17.08.202400:26

Portugueses nas ondas de França

Francisca Veselko e Mafalda Lopes estrearam-se esta sexta-feira no Qualifying Series (QS) 2024/2025, circuito regional europeu da World Surf League (WSL) e já estão nos quartos de final do Caraïbos Lacanau Pro (QS 1000), na Grande Plage, no sudeste francês.

 Kika Veselko, campeã em 2022 da etapa francesa e Mafalda Lopes, beneficiárias do estatuto de cabeças-de-série, ultrapassaram as rondas 32 e 16 e encontram na fase woman-on-woman com duas surfistas francesas separadas por 30 anos.

 Veselko, que falhou o arranque da prova europeia bi-anual por ter competido no Open de Surf dos EUA, 4.ª etapa do Challenge Series (CS), circuito de acesso ao Championship Tour (CT), tal como Guilherme Ribeiro e Mafalda Lopes, medirá forças, pela primeira vez no QS, com a veterana e ex-surfista de elite, Pauline Ado, 33 anos.

Já Mafalda Lopes, ausente do arranque da temporada por ter sido suplente na etapa californiana do CS, enfrentará Tya Zebrowski, líder do ranking (vencedora do Boardmasters Open), jovem de 13 anos que quase tocou a perfeição plena no heat 7 da ronda 3 ao somar um score combinado de 19,34 pontos em 20 possíveis (9,87+9,47). 

 Caso passe às meias-finais da 2.ª etapa do circuito europeu, Francisca Veselko, vencedora em Lacanau em 2022, defrontará a Noah Klapp (Alemanha) ou Tessa Tyssen (França). Um triunfo de Mafalda Lopes ditará um reencontro com uma das irmãs Gonzalez Etxabarri, a olímpica Janire, com quem se bateu na ronda 16 ou Annette, sua adversária na ronda 32.

 Guilherme Ribeiro e João Mendonça são os sobreviventes lusos no quadro masculino, de regresso à água este sábado, penúltimo dia do fim da janela do evento. Na ronda 16, heat 4, Gui Ribeiro, que tem as mesmas boas recordações da etapa gaulesa que Francisca Veselko, com quem dividiu o título em 2022, enfrentará Ido Arkin (Israel) e os franceses Paco Alonzo e Leo Paul Etienne, este último campeão em título do Lacanau Pro.

 Na primeira bateria, Mendonça enfrentará Maxime Huscenot, experiente surfista francês do CS com passagem fugaz pelo circuito mundial, em 2023, Kepa Housset-Ezponda, seu compatriota e o jovem britânico de 16 anos, Lukas Skinner, líder do ranking do Qualifying Series.