Francês Lapeira vence na chegada da volta basca ao seu país
Paul Lapeira, de 23 anos, corredor da Decathlon AG2R La Mondiale, foi o mais rápido de um grupo de 40 unidades que se apresentou na meta em Cambo-les-Bains. Primoz Roglic mantém camisola amarela
A segunda etapa da Volta ao País Basco terminou em França esta terça-feira e teve a vitória de um francês. Paul Lapeira, jovem corredor da Decathlon AG2R La Mondiale, foi o mais rápido de um grupo de 40 unidades que se apresentou na meta em Cambo-les-Bains, após 160 quilómetros desde Irun, para discutir o triunfo e conquistou-o, o primeiro em corridas do WorldTour.
O italiano Samuele Battistella (Astana Qazaqstan) e o belga Louis Vervaeke (Soudal Quick-Step) completaram o pódio do dia marcado pela chuva que deixou as estradas escorregadias motivando várias quedas. A 4 quilómetros da chegada um destes incidentes causou cortes no pelotão que provocaram perdas de tempo a alguns corredores importantes para a geral, com o britânico Tao Goeghegan Hart (Lidl-Trek) entre os mais afetados, perdendo 3.41 minutos.
Entre estes não estiveram os principais candidatos à vitória final na corrida basca de seis etapas, Primoz Roglic (BORA-hansgrohe) - que preservou a camisola amarela - Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step), Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike) e Juan Ayuso (UAE Emirates), todos sem problemas para terminarem a jornada no grupo principal com o mesmo tempo do vencedor.
De resto, o esloveno, líder após a vitória no contrarrelógio inaugural da prova na segunda-feira, beneficia da perda de 23 segundos pelo anterior segundo classificado, Jay Vine (UAE Emirates), um dos corredores envolvidos na referida queda na aproximação à meta, e reforça para 10 segundos a vantagem para o mais direto adversário, que agora é o dinamarquês Mattias Skjelmose (Lidl-Trek).
Notas ainda para as bonificações de 2 e 1 segundos obtidas por Juan Ayuso e Remco Evenepoel num sprint intermédio, e para a boa etapa de Nelson Oliveira (Movistar), terminando-a integrado no grupo principal, na 38.ª posição.
O espanhol fica a 14 segundos de Roglic na 4.ª posição e o belga na 3.ª, a 10 segundos do esloveno, primeiro classificado. O português subiu seis lugares na geral para o 12.º.
A terceira etapa, quarta-feira, entre Ezpeleta e Altsasu, na distância e 190,9 km, tem como principal ponto quente uma contagem de montanha de 2.ª categoria a 19 km da meta.