Exibição categórica de Mathieu van der Poel na Clássica E3
Menos de uma semana depois de conquistar o primeiro monumento da temporada, a Milão-Sanremo, Mathieu van der Poel venceu a Clássica E3, na Bélgica, com uma cavalgada de 40 quilómetros em solitário. O neerlandês da equipa Alpecin-Deceuninck somou o segundo sucesso consecutivo nesta prova, considerada a mini-Volta à Flandres, o segundo monumento da época, a realizar no dia 6 de abril.
Numa corrida que deveria ter sido outra batalha entre o trio Van der Poel, Filippo Ganna e Tadej Pogacar, após a Milão-Sanremo, mas de que o esloveno abdicou a meio da semana para se preparar para a estreia na Paris-Roubaix, foi Mads Pedersen a abrir as hostilidades a 80 quilómetros da meta, de totais 208,8, com partida e chegada em Harelbeke.
A movimentação do dinamarquês da Lidl-Trek numa das várias subidas em empedrado que caracterizam a Clássica E3 destroçou o pelotão e isolou um trio, com Van der Poel e Ganna, que rapidamente se juntaram ao duo que estava há muito tempo em fuga, o dinamarquês Casper Pedersen (Soudal Quick-Step) e ao belga Aimé de Gendt (Cofidis).
💥🔨 La gran 𝐀𝐃𝐕𝐄𝐑𝐓𝐄𝐍𝐂𝐈𝐀 de @mathieuvdpoel para Flandes: ¡𝐪𝐮𝐢𝐞𝐫𝐨 𝐞𝐥 𝐜𝐮𝐚𝐫𝐭𝐨!
— Eurosport.es (@Eurosport_ES) March 28, 2025
Estacazo sensacional de MVDP en Oude Kwaremont para poner patas arriba la #E3SaxoClassic Harelbeke a casi 40 km del final#LaCasaDelCiclismo pic.twitter.com/egw4porsEZ
Enfim, a 40 quilómetros da meta, na passagem pelas duras subidas Paterberg e Oude Kwaremont, icónicas desta prova (e da Volta à Flandres), Van der Poel lançou um ataque demolidor a que os adversários não conseguiram responder, partindo definitivamente para a vitória.
Mads Pedersen foi segundo classificado, a 1.06 minutos, e o italiano Filippo Ganna (INEOS) terminou no terceiro posto, a 2.05.
🫨 El 𝐜𝐨𝐧𝐭𝐫𝐨𝐥 𝐬𝐨𝐛𝐫𝐞𝐡𝐮𝐦𝐚𝐧𝐨 de @mathieuvdpoel que sale a relucir en situaciones como 𝐄𝐒𝐓𝐀 👇🏼
— Eurosport.es (@Eurosport_ES) March 28, 2025
La salvada del excampeón mundial, que sigue empeñado en el triunfo en solitario en #E3SaxoClassic #LaCasaDelCiclismo pic.twitter.com/qYfL7yTlkb
Depois de já ter vencido a clássica de Samyn e a Milão-Sanremo, Van der Poel vai agora atacar outros dois monumentos, a Volta à Flandres e a Paris-Roubaix (13 de abril), em que terá a oposição de Pogacar.
«Estou muito, muito feliz. Foi uma corrida muito difícil, mas estava muito motivado», começou por afirmar o neerlandês, de 30 anos, após o triunfo, e assumindo que a partir de agora estará focado na Volta a Flandes.
MVDP’s technique is the good that he is confident enough to casually taking his vest on an uphill cobbled sector 🤯 #E3SaxoClassic pic.twitter.com/Wnqp7FdQDJ
— Lukáš Ronald Lukács (@lucasaganronald) March 28, 2025
«Tento estar sempre na melhor forma para a Volta à Flandres. Haverá um certo Tadej... Definitivamente, terei de estar a minha melhor forma para o vencer. Teremos de esperar até à próxima semana», frisou o heptacampeão mundial de ciclocrosse.
António Morgado (UAE Emirates), único português em prova, não a concluiu.