Atletismo Europeus de pista coberta: recorde nacional para João Coelho; Marta Pen e Patrícia Mamona na final (vídeo)
O português João Coelho apurou-se, esta sexta-feira, para as meias-finais dos 400 metros nos Europeus de atletismo de pista coberta, em Istambul, na Turquia, tendo registado 46,51 segundos, o novo recorde nacional.
O atleta, de 23 anos, terminou em terceiro na quarta série, atrás do checo Matej Krsek (46,23) e do espanhol Óscar Husillos (46,28), tendo assegurado a primeira das duas vagas entre os repescados.
Também nesta sexta-feira, Marta Pen qualificou-se para a final dos 1.500 metros, tendo acabado a sua eliminatória na segunda posição, com a marca de 04.23,30 minutos, assegurando a qualificação direta. Sara Afonso não seguiu em frente.
No triplo salto, Patrícia Mamona garantiu a final, onde vai defender o título, conquistado em 2021, em Torun, na Polónia. A atleta saltou 14,09 metros, a um centímetro da marca de qualificação direta. Na qualificação, Patrícia Mamona fez o mesmo número (14,09 metros), terminando na segunda posição, com a mesma marca da turca Tugba Damismaz.
Mais tarde, foi a vez de Lorene Bazolo (quarta classificada na sua série, com 7,32 segundos), Ariallis Gandulla (primeira colocada, com 7,24 segundos) e Rosalina Santos (quarta classificada, com 7,30 segundos) avançarem para as meias-finais dos 60 metros femininos, que serão disputadas esta sexta-feira à tarde, pelas 16.05 horas.
De referir que, na quinta-feira, Pedro Pichardo, que bateu o recorde nacional, e Tiago Pereira, no triplo salto, Mariana Machado, nos 3.000 metros, e Auriol Dongmo e Jessica Inchude, no lançamento do peso, garantiram à passagem às finais, agendadas para esta sexta-feira.