Snooker Duplo desaire sela eliminação do par luso
ST. PAUL’S BAY – O bicampeão nacional de snooker (2021 e 2022), Tiago Silva, lutou com galhardia, mas baqueou na tarde desta terça-feira por 2-3 ante o polaco Maciej Kusak, em jogo da 3.ª jornada do Grupo W do Campeonato da Europa desta variante do bilhar, a decorrer em Malta até domingo, dia 19 do corrente mês.
Após os desaires com o inglês Patrick Whelan (0-3) e o búlgaro Viktor Iliev, o jogador da AD Sanjoanense InLine esteve mais confortável e adaptado à mesa, tendo ganho os dois primeiros ‘frames’, recuperando de 0-1 e 1-2 para forçar a ‘negra’ (parciais de 31-73, 58-45, 37-45, 60-10 e 25-72), num jogo arbitrado pelo maltês Ivan Attard.
Se o apuramento para a fase a eliminar entre os 177 jogadores presentes no campeonato ficou afastado em definitivo, a garra do sanjoanense, em especial ao resgatar o segundo parcial para si na bola preta (1-1) foi digno dos maiores encómios. Só o quinto ‘frame’, e uma defesa vem conseguida do jogador de Leste, tiraram Tiago da corrida pela vitória no jogo, que, ao contrário da véspera, foi mais tenso: duas horas e meia de batalha no pano verde.
«Estou contente com a minha prestação. Já estive mais confortável na mesa. A confiança vai subindo à medida do tempo de jogo nestas mesas, que muito pouco têm a ver com ainda menos de competição que temos a este nível em Portugal. Até poderia ter ganho, mas, infelizmente, as coisas não me correram de feição na hora da decisão. Dei o meu melhor, o apuramento foi-se, mas a aprendizagem, a experiência e a bagagem ficam. Isto nada tem a ver com o que se joga em Portugal: qualquer competidor aqui tem uma resistência mental granítica», disse a A BOLA o bicampeão nacional.
Apenas já para cumprir calendário – e ganhar calo destas andanças -, Tiago Silva defronta na quarta-feira, dia 15 do corrente mês, o espanhol Juan Pedro Durán, às 14 horas locais (menos uma em Portugal continental), na mesa 14 das 16 montadas para estes Campeonatos da Europa no Dolmen Hotel.
Também Miguel Ruivo disse adeus ao apuramento para a fase a eliminar, apenas já com 72 dos 177 jogadores de 41 países do velho continente que iniciaram a prova organizada pela European Billiards & Snooker Association (EBSA): só os dois primeiros de cada um dos 36 grupos passam à fase seguinte.
No Grupo AE, Miguel Ruivo, de 18 anos, jogador do Ericeira Snooker Clube, teve esta terça-feira um desaire, por 1-3, diante do arménio Arman Petrosyan, em jogo, curiosamente, também arbitrado pelo maltês Ivan Attard.
Após a derrota (0-3) ante o escocês Ross Muir, no domingo, Miguel Ruivo despede-se dos Europeus de Snooker na quarta-feira, dia 15 do corrente mês, às 16 horas locais (menos uma em Portugal continental) diante do maltês Duncan Bezzina, jogo na mesa 3. Ainda na noite desta terça-feira, defronta o espanhol Aleix Melia, encontro em curso nesta altura em St. Paul’s Bay, mas cujo início foi bastante atrasado.