Domingos Castro é o novo presidente da Federação Portuguesa de Atletismo

ATLETISMO27.10.202417:44

Domingos Castro é o sucessor de Jorge Vieira

Domingos Castro foi hoje eleito como presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, batendo Paulo Bernardo (Lista A) e Fernando Tavares (Lista C). O novo líder do atletismo nacional recebeu 60,9% dos votos (Bernardo 21,9% e Tavares 10,9%) sucede a Jorge Vieira, que esteve no cargo entre 2012 e 2024. Correia da Cunha (1971-1985), Carlos Cardoso (1985-1988), Henrique de Melo (1989-1992) e Fernando Mota (1993-2012) foram os outros presidentes nos últimos 50 anos.

As eleições estiveram inicialmente marcadas para 12 de outubro, mas foram adiadas para hoje, depois de a lista do antigo atleta olímpico (1988, 1992, 1996 e 2000) ter sido novamente incluída após ter recorrido judicialmente da exclusão por não ter suprido as irregularidades na candidatura.

«É com grande satisfação e enorme sentido de responsabilidade que vamos assumir a liderança da Federação Portuguesa de Atletismo no quadriénio 2024-2028», começou por dizer Domingos Castro, após ter sido eleito, realçando que a sua Direção ouvirá todas as pessoas: «Associações, Juízes, Treinadores, Organizadores e Atletas terão sempre voz na nossa gestão e um papel ativo nas decisões estruturantes da modalidade; Juntos vamos devolver o atletismo ao patamar de excelência onde merece estar.»

O novo presidente apontou depois o rumo que deseja para os próximos quatro anos do atletismo português: «Queremos mais e vamos consegui-lo através de uma gestão rigorosa e transparente, com investimento privado e projetos que vão impulsionar o desenvolvimento dos nossos atletas. Já temos acordos para a construção da Casa das Seleções na Marinha Grande, de uma pista coberta em Oeiras, de outra simplificada no Seixal e ainda de Centros de Alto Rendimento e Desporto Adaptado em Coimbra e Maia. Mas posso assegura-vos que não ficaremos por aqui.»

Por fim, disse que vai, desde já, começar a trabalhar: «Não esperem uma Direção de Gabinete. Somos pessoas de terreno, trabalho e projetos. Termino com um agradecimento à minha equipa que soube ser profissional e coesa mesmo nos momentos mais difíceis. Confio em todos vós e não tenho dúvidas de que vamos alcançar todos os objetivos que traçámos para a modalidade. Termino dizendo aos associados que sabemos que vamos estar em permanente escrutínio e é assim que sabemos trabalhar. Contamos convosco! Vamos ao trabalho. A mudança começa hoje!»

A composição dos órgãos sociais

MESA DA ASSEMBLEIA GERAL

Carlos Alberto Graça de Paula Cardoso (Presidente)

Marta Cristina Esteves Moreira

Sandra do Carmo Campos Ferreira De Sá

PRESIDENTE

Domingos da Silva Castro

DIREÇÃO

Joaquim Cesário Cardador dos Santos (vice-presidente)

Paulo Alexandre Martins Guerra (vice-presidente)

Rui Manuel Azevedo Ferreira (vice-presidente)

Sara Isabel Fonseca Moreira (vice-presidente)

Sérgio Luís Alves Guedes (vice-presidente)

Maria Albertina Pinto Machado

Carla Cristina Paquete do Sacramento

Carla Cristina Macedo Tavares

Francis Obiora Obikwelu

Pedro Manuel Santos Oliveira

CONSELHO FISCAL

José Eduardo Marcelino Carvalho (Presidente)

Sérgio Leonel Pinto da Costa Pontes

Vera Marisa Dias Pedragosa

CONSELHO DE JUSTIÇA

Francisco António de Almeida Coimbra (Presidente)

Júlio Paulo Marques Serras

Maria Alexandra Capucho Safara Cidades

CONSELHO DE DISCIPLINA

Paulo Jorge Gonçalves Mendes Duarte (Presidente)

João Carlos Da Costa Silva Lopes

Carla Patrícia Rodrigues Viegas

CONSELHO DE ARBITRAGEM

João Patrício Esteves Coelho (Presidente)

António Alberto Moreira Fragoso

Ana Cláudia Meireles Cerqueira