COI pede desculpa à Coreia do Sul por engano na abertura
Erro na apresentação da delegação no desfile no rio Sena com apresentador a anunciar que se tratava da Coreia do Norte
O Comité Olímpico Internacional, assim como o comité organizador de Paris 2024, pediram desculpa à Coreia do Sul por, no desfile no rio Sena que antecedeu a cerimónia de abertura no Trocadero, ter sido apresentada como República Coreia do Norte pelo locutor no local, ainda que o nome que figurava no barco onde se encontravam os atletas estivesse correto. Mais tarde o locutor viria a anunciar o mesmo nome para a apresentação da delegação norte-coreana.
«Pedimos profundamente desculpa pelo erro que ocorreu ao apresentar os atletas coreanos durante a transmissão da cerimónia de abertura», pode-se ler na página oficial do COI em coreano numa publicação no X.
O organismo também já fez saber que o presidente do comité, Thomas Bach, irá falar, este sábado, com o presidente sul-coreano Yoon Suk Yeol para apresentar um pedido de desculpas pelo incidente.
A Coreia do Sul lamentou o incidente e exigiu garantias dos organizadores de que o erro não voltará a acontecer. «Lamentamos que o país tenha sido apresentado como Coreia do Norte na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, quando os atletas da República da Coreia estavam a entrar», refere um comunicado do ministério dos desportos da coreia do sul.