Chinesa pronta para bater recordes de precocidade
Zheng nasceu durante os Jogos Olímpicos de Londres e, além de ser das mais jovens participantes de sempre, com os seus 11 anos, pode tornar-se a mais jovem campeã olímpica da história se tiver sucesso
Zheng Haohao nasceu durante os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, e, com 11 anos, vai estar em Paris 2024 com o seu skate e com a ambição de realizar o sonho de tantos outros de conquistar uma medalha. A jovem chinesa que começou a andar de skate há quatro anos é a mais jovem participante nos Jogos desde 1992, quando o quando o remador espanhol, Carlos Front, de 8 anos, se tornou o mais jovem desde 1900.
Mas a atleta chinesa pode mesmo tornar-se a mais jovem campeã olímpica de sempre se tiver sucesso, dado que celebra o seu aniversário no dia da cerimónia de encerramento e competirá antes, e pode retirar esse estatuto à norte-americana Marjorie Gestring, que conquistou o ouro no salto de trampolim, com 13 anos e 268 dias nos Jogos Olímpicos de Berlim, em 1936.
Haohao nasceu no sul do país e começou a andar de skate com 7 anos e rapidamente e o seu talento deu nas vistas terminando em 13.º lugar, entre 60 candidatos, nos Jogos Nacionais da China. Em maio, na qualificação para Paris ficou em 20.º lugar entre 44 participantes. Numa entrevista depois disso, assumiu que sua vantagem em comparação à concorrência está em ter técnicas mais compactas, mas também sabe quais os pontos fracos. «A minha fraqueza são os meus braços e pernas finos, que me impedem de atingir velocidades mais rápidas», disse Zheng.