Catarina Costa eliminada dos Jogos de Paris 2024
Primeira dos sete judocas lusos que foram à capital francesa a entrar em ação e depois de ter ficado a uma vitória do bronze em Tóquio 2020, desta feita a atleta da Académica de Coimbra ficou-se pelos oitavos de final.
Num combate em que nunca conseguiu impor o seu judo, Catarina Costa (7.ª do ranking) foi derrotada, por ippon, aos 1.20m do ponto de ouro nos oitavos de final, pela paraguaia Gabriela Narvaez (60.ª), de 29 anos, o que deixa a judoca da Académica de Coimbra eliminada dos Jogos Paris-2024.
Apesar de ter conseguido que a adversária entrasse para o prolongamento já com dois castigos, contra um, Catarina, de 27 anos, sentiu alguma dificuldade para realizar ataques efetivos e acabou por ser surpreendida numa técnica de sacrifício. Foi a primeira vez que as duas se defrontaram.
Três vezes medalhada nos Europeus, duas como vice-campeã, Costa havia ido à capital francesa com o objetivo de melhorar o 5.º lugar registado nos Jogos de Tóquio, onde ficou a uma vitória da medalha de bronze.
Para continuar em prova na Arena Champ de Mars e ainda poder aspirar ao 3.º lugar, Catarina teria que ter chegado à ronda seguinte, quartos de final, a partir da qual passa a haver repescagem de quem perde.
Na ronda inaugural Catarina Costa havia eliminado a alemã Katharina Menz (25.ª) graças a um wazari conseguido a 50s do fim e depois conseguindo gerir o tempo que restava da melhor maneira. Foi a sexta vez que as duas se defrontaram, estando agora o registo em 3-3.