Ayuso sobre polémica com Almeida: «É o que é...»
Juan Ayuso da UAE Emirates (IMAGO/Belga)

Ayuso sobre polémica com Almeida: «É o que é...»

CICLISMO03.07.202415:19

Espanhol desvalorizou incidente com ciclista português e assegura que «não há problemas dentro da equipa»

Antes do arranque da 5.ª etapa da Volta a França, Juan Ayuso quebrou o silêncio em relação ao episódio que viveu na etapa de terça-feira com João Almeida, quando o português chamou o espanhol para a frente, para ajudar a estabelecer o ritmo da fuga.

Apesar de ter acedido ao pedido do colega de equipa luso, Ayuso esteve poucos metros à frente e voltou a cair para trás, poupando energias para o final da prova. Esta quarta-feira, disse que «as coisas acalmaram e não há problema nenhum na equipa» após o incidente, acrescentando que «estes gestos acontecem». «Mas pronto, é o que é», terminou o ciclista de 21 anos.

O próprio candidato da UAE Emirates, Tadej Pogacar, na terça-feira, desvalorizou a bronca entre os dois companheiros de equipa, referindo que «até para dizer que te amo», num momento destes é preciso «fazer gestos e barulho» como Almeida fez. O camisola amarela revelou-se «muito contente» com a vitória na 4.ª etapa e sublinhou que «o plano correu na perfeição», apesar do seu ataque ter sido atrasado ligeiramente devido ao sucedido.

O diretor-desportivo da UAE Emirates, Joxean Matxin, teve de explicar a estratégia da equipa à Cadena Cope: «Estava muito vento de frente e o Almeida e o Ayuso decidiram fazer esforços curtos entre eles. O Adam Yates disse que não se sentia bem e decidiu ser o primeiro a puxar. Conheço Ayuso e Almeida desde os cadetes, desde sempre. Estou feliz e orgulhoso das pessoas mais do que dos profissionais.»

Recorde aqui o vídeo do incidente: