Sete meses depois de ter anunciado o desejo de substituir António José Silva à frente da FPN, líder da associação da Madeira deixa corrida ao cargo. onde continuam Rui Bettencourt Sardinha e Miguel Arrobas.
Presidente da associação da Madeira há três mandatos e segundo pré-candidato a anunciar, no final de dezembro, o desejo de ser próximo presidente da federação de natação, Avelino Silva confirmou os rumores que circulavam há alguns dias e, através da sua página de comunicação social, comunicou que se retira da corrida à liderança da FPN.
«A circunstâncias à data da minha comunicação de disponibilidade em avançar como candidato a Presidente da Federação Portuguesa de Natação alteraram-se, designadamente, com a assunção de novos desafios pessoais e profissionais, comunico que não serei candidato a Presidente da Federação Portuguesa de Natação, pois as atuais circunstâncias não são compatíveis com o desenvolvimento de um projeto federativo e desportivo, bem como assim, com a dimensão da Natação Nacional neste processo de transição de liderança e de Ciclo Olímpico, que será muito complexo, desafiante e que irá exigir muita disponibilidade pessoal, profissional e capacidade de unir a natação nacional num projeto comum e de sustentabilidade futura», justifica Avelino Silva na sua mensagem em que ainda agradece a confiança e disponibilidade a todos os que os apoiaram nos últimos anos, até porque na altura da sua candidatura já referira que não iria recandidatar-se a presidente da associação da Madeira.
Será a segunda candidatura a presidente da FPN, depois de Rui Bettencourt Sardinha já ter manifestado o mesmo desejo. Existe a possibilidade de vir a haver mais um ou até dois proponentes ao cargo apesar de ainda não estarem abertas as candidaturas a delegados da assembleia geral
Conclui a mensagem a desejar o apoio e felicidade aos atletas e treinadores de natação que estão nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 e que começam a competir a partir de amanhã.
Com a desistência de Avelino Silva, Rui Bettencourt Sardinha, atual vice-presidente da FPN e que foi o primeiro a anunciar a pré-candidatura, e o antigo nadador olímpico Miguel Arrobas são os dois candidatos a substituir António José Silva na presidência da federação depois de ter cumprido três mandatos no cargo, o que o impede de se poder recandidatar e num momento em que foi reconduzido à frente da federação europeia, European Aquatis.
As eleições para os orgãos sociais da FPN referente ao ciclo olímpido Los Angeles 2028 deverão decorrer no final de novembro, início de dezembro de 2024. Antes haverá ainda a eleição para os delegados da asssembleia geral.