Adeus Paris-2024, olá circuito de qualificação
Yolanda Hopkins e Teresa Bonvalot viajaram do Taiti para Los Angeles. Há seis surfistas portugueses em ação, incluindo Frederico Morais
Quase sem tempo para respirar. Do Pacífico Sul para o Pacífico Norte, Yolanda Hopkins e Teresa Bonvalot deixaram para trás a Polinésia francesa, palco da prova de surf dos Jogos Olímpicos Paris-2024 e já estão alinhadas no Open de Surf dos Estados Unidos da América (EUA), 4.ª etapa do Challenger Series, em Huntington Beach, Los Angeles, Califórnia, cujo período de espera decorre de hoje até dia 11 de agosto.
De diploma olímpico na mão (9.ª) e uma concussão na memória da participação olímpica, Yo entra na derradeira fase do circuito de qualificação para o Championship Tour (CT) ainda a remoer a eliminação em Paris2024 aos pés da costa-riquenha Brisa Hennessy, surfista do CT.
A algarvia de 26 anos salta diretamente para a ronda 32, heat 5, ao lado de Lakey Peterson, mais duas atletas ainda por definir. Yolanda está na 13.ª posição do ranking, quando faltam três das seis etapas do circuito de qualificação (contam as quatro melhores) para garantir às cinco primeiras do ranking entrada direta no circuito de elite da Liga Mundial de Surf (WSL).
Já Teresa Bonvalot ocupa o 16.º lugar do ranking irá competir na bateria 5 da ronda inaugural. À dupla olímpica feminina junta-se Francisca Veselko, 19.ª e Mafalda Lopes (50.ª).
Em masculinos, as ambições portuguesas estão nas mãos de Frederico Morais, 65.º da hierarquia e Guilherme Ribeiro (76.º). No quadro masculino, são apurados para o CT os 10 melhores do Challenger Series.