A onda quase perfeita (e a fotografia ainda melhor) de Gabriel Medina
A famosa foto de Gabriel Medina tirada por Jerôme Brouillet (IMAGO)

A onda quase perfeita (e a fotografia ainda melhor) de Gabriel Medina

JOGOS OLÍMPICOS30.07.202408:26

Fotógrafo Jerôme Brouillet foi o autor da proeza

Na era da Inteligência Artificial seria fácil duvidar da veracidade da fotografia, mas aconteceu mesmo e o momento rapidamente se tornou viral. Foi pela lente da máquina do fotógrafo Jerôme Brouillet, da Agence France-Press, que saiu uma das melhores fotografias desta edição dos Jogos Olímpicos, com o surfista Gabriel Medina a ‘levitar’ no ar depois de ter alcançado a melhor pontuação de sempre numa onda em Jogos Olímpicos.

O brasileiro venceu a bateria dos oitavos de final frente ao japonês Kanoa Igarashi, em Teahupoo, no Taiti (Polinésia Francesa), conseguindo uma nota recorde de 9,90 (o máximo é 10) e, durante o festejo do apuramento para os quartos de final, o referido fotógrafo captou 'a' imagem. Veja:

«Todos o fotógrafos esperam por isto. Sabemos que o Gabriel Medina, especialmente em Teahupo'o, vai fazer alguma coisa. Algo vai acontecer. O único momento complicado é 'onde é que ele vai sair?' Às vezes ele faz um gesto acrobático e desta vez fê-lo, então eu apertei o botão», explicou o fotógrafo à AFP.

O que ele não sabia era que a foto que tirou a Gabriel Medina, após a onda que lhe rendeu uma pontuação recorde nos Jogos Olímpicos, se tornaria uma sensação global e provavelmente a imagem de Paris 2024. Brouillet captou o surfista brasileiro a voar em linha reta em cima da onda e de dedo apontado para o céu, com a prancha ao lado.

«Acho que, quando ele estava no tubo, sabia que estava em uma das maiores ondas do dia. Ele saltou para fora de água como 'acho que foi um 10'», disse Jerome Brouillet, concluindo: «Tirei quatro fotos dele fora da água e uma delas foi esta fo