Rui Vitória no caminho do Benfica

Liga dos Campeões 18-07-2021 13:47
Por Hugo Vasconcelos

O Spartak Moscovo de Rui Vitória vai ser sorteado como adversário do Benfica no caminho de acesso à Liga dos Campeões. A única dúvida é saber se isso acontecerá já amanhã, no sorteio da terceira pré-eliminatória, ou a 2 de agosto, quando forem definidos os jogos do play-off.

A certeza é dada pelo facto de, por determinação da UEFA - que ainda não o confirmou oficialmente esta época, mas seguramente que o vai manter -, clubes russos e ucranianos não poderem defrontar-se, na sequência dos conflitos entre os dois países que viriam a culminar com a anexação da Crimeia por parte da Rússia.

 

Por causa disso, o Spartak Moscovo, que não é cabeça de série no sorteio de amanhã em Nyon, às 11 horas, não poderá defrontar o Shakhtar, a equipa com melhor ranking. Os ucranianos terão assim apenas três possíveis adversários: Genk, PSV ou Galatasaray e Rapid Viena ou Sparta Praga, nos dois últimos casos equipas que se defrontam na segunda pré-eliminatória, realizada já após o sorteio.

 

Para Benfica, Mónaco e Celtic - defronta o Midtjylland na segunda pré-eliminatória, mas como o sorteio decorre antes de se conhecer o apurado a UEFA usa o melhor coeficiente entre as duas equipas - há então quatro adversários possíveis: os três de Shakhtar e o Spartak Moscovo. Matematicamente, porém, é sempre mais provável, para cada um deles, que lhes calhe o Spartak que qualquer um dos outros, precisamente por os russos não poderem defrontar os ucranianos. Para o Benfica, amanhã, há 33,3 por cento de possibilidades de o sorteio o emparelhar com a equipa de Rui Vitória já na terceira pré-eliminatória; quanto a Genk, PSV ou Galatasaray e Rapid Viena ou Sparta Praga, as possibilidades são de 22,2 por cento para cada um (há 18 cenários possíveis para o sorteio; em 6 as águias defrontam os russos, cada uma das outras equipas só sai em 4).

 

Ou seja, apesar de ter quatro possíveis adversários amanhã, o Benfica tem um terço de possibilidades de defrontar o Spartak. Mas se isso não acontecer, e tem no total dois terços de possibilidades que saia uma das outras três equipas, é já certo que o Spartak será depois sorteado, no play-off, contra o Benfica.

 

Isto porque esse sorteio acontecerá a 2 de agosto, antes ainda da realização da terceira pré-eliminatória (primeira mão a 3 ou 4 de agosto e segunda mão a 10). Por causa disso, os dois cabeças de série serão os clubes com melhor ranking, Shakhtar e Benfica, mesmo que sejam eliminados depois disso. E como o Spartak não pode calhar com o Shakhtar, se defrontar Mónaco ou Celtic (ou Midtjylland, caso elimine os escoceses) na terceira pré-eliminatória terá sempre de ser emparelhado com as águias.

 

Isso não quer dizer, claro, que Rui Vitória regresse à Luz. Se o sorteio de amanhã os separar, qualquer um deles pode ser eliminado na terceira pré-eliminatória, anulando o reencontro.

Ler Mais
Comentários (83)

Últimas Notícias