Deren do português Paulo Jorge Silva vence (2-1) no terreno do líder Khangarid

Mongólia Deren do português Paulo Jorge Silva vence (2-1) no terreno do líder Khangarid

INTERNACIONAL08.08.202021:09

Terceira vitória em sete jornadas (mais dois empates e duas derrotas) do Deren FC, treinado pelo português Paulo Jorge Silva, de 48 anos, e logo no terreno do líder Khangardid, por 2-1.

Com 11 pontos acumulados, o Deren FC é agora 5.º classificado (em igualdade pontual com o 4.º), superando todas as expectativas, uma vez que, reflexo da pandemia e do encerramento de fronteiras na Mongólia, o treinador português não conseguiu reunir os três futebolistas estrangeiros permitidos, apresentando um conjunto formado essencialmente por futebolistas sub-19. «O jogador mais velho da equipa tem 22 anos… tenho depois vários com 17 anos e dois com 16… só temos 19 jogadores, dois deles guarda-redes», lembra Paulo Jorge Silva a A BOLA. «Com três estrangeiros, talvez fosse possível lutar pelo primeiro lugar», assume, traçando como meta, no quadro actual, «lutar por um lugar no pódio», mesmo que a direção do clube apenas lhe tenha pedido «a manutenção».

Mas com jogos de «três em três dias», de forma a concluir o campeonato já em setembro, uma vez que os rigores do inverno não permitem competição, Paulo Jorge Silva revela alguma apreensão. «É sempre a jogar e isso tem implicações. Com uma equipa tão jovem, sem experiência e praticamente sem tempo de recuperação entre jogos, vamos ter de fazer uma gestão cuidada. A equipa é elogiada pela qualidade do seu jogo, sempre com bola no chão e consegue criar muitas oportunidades. Mas falta-nos experiência. O meu avançado, que fez ontem 16 anos, tem muito talento mas ainda treme quando aparece isolado», reconhece.

Com uma carreira toda construída, globalmente, no estrangeiro, Paulo Jorge Silva tornou-se no primeiro treinador português na Mongólia, depois de já ter trabalhado na Alemanha, Áustria, Inglaterra, Costa Rica, Nigéria, Zâmbia e Zimbabué. Nos últimos anos, o técnico tinha estado nas academias dos clubes chineses Xiapu FC e GY Hongru.