SC BRAGA-VIZELA, 2-1 Zalazar sobe ao pódio em nome de Rui Duarte (crónica)
Uruguaio saltou do banco para ser protagonista dos três golos do encontro
Rodrigo Zalazar só jogou a segunda parte, mas teve a capacidade de revolucionar por completo o SC Braga-Vizela. O internacional uruguaio até teve uma entrada em falso no encontro, ao perder a bola para o golo que deu vantagem à equipa visitante, mas redimiu-se depois com dois golos que colocam os guerreiros no terceiro lugar da Liga, à condição, enquanto esperam pelo Casa Pia-FC Porto deste domingo.
Apesar do duro golpe que foi a derrota caseira com o Chaves, que ditou a queda para o último lugar da tabela classificativa, o Vizela chegou a Braga com vontade de reagir e procurou assumir o controlo do jogo nos minutos iniciais, embora com dificuldades para fazer pontaria à baliza defendida por Matheus.
O SC Braga até apresentou o mesmo onze do triunfo no Estoril, mas demorou algum tempo a entrar no jogo. O primeiro sinal de perigo foi dado por Bruma, após combinação com Ricardo Horta e Banza, mas o remate saiu à figura de Ruberto (10’), tal como duas finalizações posteriores de cabeça do ponta de lança congolês (21 e 32’). O Vizela sondou o golo de bola parada, à beira do intervalo, mas Jota, solto ao segundo poste, cabeceou ao lado (40’).
PRIMEIRO IMPACTO REMEDIADO
Ao sentir que era preciso agarrar o jogo de outra forma, perante a oportunidade de assumir o terceiro lugar, o treinador do SC Braga lançou Zalazar logo ao intervalo, sacrificando Vitor Carvalho.
O primeiro impacto do uruguaio no jogo até foi negativo, ao ver-se desarmado no meio-campo defensivo por Samu, que depois viu Domingos Quina servir Essende para o golo do Vizela.
A redenção de Zalazar só tardou três minutos, com o contributo de Ruberto, guarda-redes do Vizela, que ao tentar sair a jogar, no pontapé de baliza acabou desarmado por Banza.
Ambas as equipas queriam mais, mas foi o SC_Braga a conquistar os três pontos. Após um golo anulado e um penálti reclamado, a equipa da casa chegou ao 2-1, novamente por Zalazar, após combinação com Horta e Moutinho digna de futebol de praia.
A fechar uma semana emocionalmente dura, com a notícia da morte do filho mais velho do treinador, o plantel do SC Braga conseguiu um triunfo para dedicar a Rui Duarte, homenageando antes, durante e depois do jogo.