Argelino julgado por partilhar mensagens relativas ao conflito entre Israel e o Hamas
O jogador argelino Youcef Atal foi condenado esta quarta-feira a 8 meses de prisão, com pena suspensa, depois de ter sido detido e julgado sob acusação de crime de incitação ao ódio. Num tribunal de Nice, foi condenado ainda a uma multa de 45 mil euros e terá de pagar a publicação da condenação nos jornais Nice Matin e Le Monde. O Ministério Público tinha pedido dez meses.
Youcef Atal foi detido na tarde de quinta-feira, segundo o jornal 'Nice Matin', por partilhar vídeo do xeque Mahmoud al-Hasanat a pedir a Deus «um dia negro sobre os judeus»
O defesa do Nice, de 27 anos, partilhou nas redes sociais um vídeo em que o pregador palestiniano Mahmoud al-Hasanat pedia a Deus «um dia negro sobre os judeus», relacionado com o conflito entre Israel e o Hamas.
Cinco dias depois dos ataques do movimento Hamas contra Israel, a 7 de Outubro, e do início do bombardeamento de Gaza, Atal partilhou o vídeo do pregador Mahmoud na sua conta Instagram, em que este apelava a Deus para «enviar um dia negro aos judeus» e para «acompanhar a mão» dos habitantes de Gaza se «atirarem a pedra». Atal estava com a seleção da Argélia e o clube pediu-lhe para retirar a publicação. Foi depois suspenso pela Liga por 7 jogos.
(notícia atualizada às 13.07 horas)