Voo seguro do Benfica para a fase seguinte da Liga dos Campeões
Filipa Patão, treinadora do Benfica (SL Benfica)

Voo seguro do Benfica para a fase seguinte da Liga dos Campeões

FUTEBOL FEMININO07.09.202417:51

Goleada (4-0) ao Sarajevo na final da primeira ronda de qualificação; primeira parte avassaladora das tetracampeãs nacionais; águia conhece próximo adversário esta segunda-feira, pelas 12 horas

O Benfica assegurou, este sábado, um lugar no sorteio da segunda ronda de qualificação para a Liga dos Campeões feminina, depois de golear, por 4-0, o Sarajevo 2000, 47.º classificado no ranking da UEFA.

Apesar de estar a jogar em casa, a formação bósnia cedo cedeu o controlo do jogo às tetracampeãs nacionais, que entraram decididas a arrumar a questão. Aos 6 minutos, Catarina Amado abriu o ativo.

Pouco depois, Cristina Martin-Prieto (11'), já depois da assistência para o primeiro golo, inscreveu o nome na ficha de marcadoras. Reforço para 2024/25, proveniente do Sevilha, a avançada espanhola, de 31 anos, apontou o sexto golo neste arranque de temporada. Nota ainda para o passe de Marie Alidou para a finalização da companheira de equipa no coração da área.

As encarnadas não vincaram apenas a sua superioridade coletiva. No plano individual, as jogadoras foram mostrando pormenores de classe e Chandra Davidson tirou um coelho da cartola, aos 25 minutos, colocando a bola no ângulo superior esquerdo, fruto de um remate em arco ainda de fora da área.

Na segunda parte, Filipa Patão, candidata ao troféu de Melhor Treinadora do Ano, numa distinção da France Football e da UEFA, foi mexendo na equipa e o ritmo do jogo caiu. Mesmo assim, o Sarajevo não abandonou a postura conservadora e o Benfica aproveitou para chegar ao quarto e último golo no encontro, apontado por Marie Alidou (68'), em mais um grande remate de fora da área.

Esta segunda-feira, pelas 12 horas, o Benfica, 10.º classificado no ranking da UEFA, vai conhecer o adversário na fase seguinte, a última antes da fase de grupos, um modelo que ainda não segue os padrões da competição masculina. Isso apenas acontecerá na próxima época, com o campeão nacional a seguir direto para a fase de liga da Liga dos Campeões.

Pela quarta época consecutiva, a formação benfiquista irá procurar a entrada na fase de grupos.